sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Caixa exige nova conta para financiar imóvel do programa Minha Casa, Minha Vida

Mutuários do programa Minha Casa, Minha Vida têm sido obrigados a abrir conta-corrente na Caixa Econômica Federal para obter financiamento, e algumas dessas contas estão sendo tarifadas. Após abertas, essas…

Mutuários do programa Minha Casa, Minha Vida têm sido obrigados a abrir conta-corrente na Caixa Econômica Federal para obter financiamento, e algumas dessas contas estão sendo tarifadas.

Após abertas, essas contas abrem caminho para o banco empurrar outros serviços não contratados pelos clientes, como cartão de crédito, que também têm custo.

Para o Banco Central, a prática configura venda casada e fere as regras do Código de Defesa do Consumidor.

A Caixa nega a exigência da abertura de conta.

Mas a babá Delma Barbosa, poupadora da Caixa, diz que foi orientada a abrir uma conta-corrente na instituição para pagar as prestações do imóvel que financiou pelo Minha Casa em agosto de 2011.

O vice-presidente de governo e habitação da Caixa, José Urbano Duarte, diz que casos como esses podem ter ocorrido, mas que esse não é o procedimento adotado.

“A Caixa trabalha pela bancarização, porque achamos que é positiva, e usamos o Minha Casa para ajudar. Só que não há condicionamento entre obter o financiamento e ter de abrir conta”, informou.

Notícias relacionadas