sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Governo adota nova medida para estimular a entrada do dólar no Brasil

Preocupado com a alta desenfreada do dólar, governo adota nova medida para estimular a entrada da moeda norte-americana no País. Nesta quarta-feira, o governo reduziu de dois anos para um…

Preocupado com a alta desenfreada do dólar, governo adota nova medida para estimular a entrada da moeda norte-americana no País.

Nesta quarta-feira, o governo reduziu de dois anos para um o prazo de incidência do Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF, de 6 por cento no ingresso de empréstimos externos.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a redução do prazo tem o objetivo de permitir captações maiores das empresas em um momento em que o governo tenta estimular o investimento.

Na terça-feira, o governo havia anunciado uma outra medida que facilita o crédito ao exportador brasileiro, o que também deve favorecer a entrada de dólares e conter a alta da moeda norte-americana.

O mercado de câmbio viu o dólar avançar substancialmente no mês passado devido a declarações de autoridades do governo sugerindo que o real poderia se desvalorizar mais para apoiar os exportadores brasileiros.

A moeda comercial fechou o mês de novembro com valorização de quase 5 por cento e no patamar de 2 reais e 13 centavos, o maior valor desde maio de 2009.

Notícias relacionadas