Por volta da 1h40 de ontem, um idoso de 69 anos foi surpreendido por um bandido no interior de sua residência, no Jardim Vetorasso, em Rio Preto.
Pipo, o cachorrinho de estimação da raça poodle, foi quem alertou o dono sobre a invasão. Simulando estar com uma arma na cintura, o homem, descalço e sem uso de disfarce, anunciou o assalto exigindo que a vítima permanecesse em silêncio e entregasse todo o dinheiro que tivesse em casa. Eles seguiram até o quarto onde o assaltante revirou todo o cômodo em busca também de objetos de valor.
Percebendo a distração do bandido, o idoso P.D.O., que trabalha como desossador, seguiu até a cozinha, onde pegou uma faca utilizada em açougues e partiu para cima do bandido. Assustado, o assaltante tentou se defender mordendo a vítima, momento em que foi ferido com a faca na cabeça, peito e punho direito. “Eu prendi a cabeça dele na minha perna. Nesta hora, ele disse: ‘Escolhi a casa errada’, E eu respondi: ‘Não, você escolheu a casa certa.’ E o arrastei para fora.”
Apesar de ferido e da luta corporal com a vítima, o criminoso conseguiu se levantar e fugir levando os cinco brincos, um relógio de pulso e R$ 400 em dinheiro. Enquanto isso, vizinhos próximos à residência assaltada ouviram a confusão e acionaram a polícia, que localizou um homem com as mesmas características caído no canteiro central de uma avenida próxima. Ele foi detido e conduzido à residência do idoso, que de pronto reconheceu o assaltante identificado pela polícia como Júnior César da Costa. de 23 anos. Nenhuma arma foi localizada. O rapaz recebeu voz de prisão em flagrante.
No entanto, em virtude da grande perda de sangue, ele foi encaminhado à Santa Casa da cidade onde permanece internado sob escolta policial. Após o reconhecimento do acusado, o idoso também passou por atendimento médico. Ele recebeu 11 pontos nas mãos e teve o braço direito lesionado após as várias mordidas que o bandido lhe deu.
O idoso disse ter sido salvo por seu cachorrinho Pipo, de 8 anos, que, após o bandido ter arrombado a porta da frente, também entrou na casa e seguiu direto para o quarto do dono, latindo e arranhando a porta até que o aposentado se levantasse para verificar o que estava acontecendo. “Ele não deixa ninguém entrar no meu quarto. Pipo é meu amigo mais fiel”, relata.
Segundo a assessoria do hospital apesar do intenso sangramento, o ladrão sofreu apenas três cortes superficiais que atingiram a cabeça, o peito e o punho direito. Ele foi medicado e não corre risco de vida. Após receber alta médica, o ladrão deve ser conduzido à Delegacia de Investigações Gerais, onde permanecerá à disposição da Justiça. As joias, bem como o dinheiro roubado da residência, foram recuperados pela polícia e devolvidos ao dono.