Pelo menos 25 milhões de brasileiros devem realizar a declaração do entre os dias 1º de março e 30 de abril deste ano. Para o produtor rural, existem algumas peculiaridades. É considerada atividade rural para fins de declaração do IRPF a exploração das atividades agrícolas, pecuárias, extração e exploração vegetal e animal. Também apicultura, avicultura, suinocultura, sericicultura, pesca artesanal de captura do pescado in natura, e outras de pequenos animais.
No Sindicato Rural de Fernandópolis a equipe do Departamento Fiscal já prepara os trabalhos para o serviço exclusivo de declaração para os associados.
De acordo com o Gerente do Sindicato Rural de Fernandópolis, Nelson Gregorini o ideal é se organizar desde o início do ano para evitar possíveis transtornos. Ele lembra que entidades rurais de todo o país oferecem orientação e esclarecimento de dúvidas sobre a prestação de contas ao Leão.
“É bom que, ao longo do mês, o agricultor já se informe, procure o Sindicato Rural e vá reservando os documentos necessários. Assim, ele não precisa correr atrás de tudo no último momento, correndo o risco de deixar alguma informação importante para trás”, diz Gregorini que lembra que a declaração de IR no Sindicato Rural de Fernandópolis é gratuita e exclusiva para membros associados.
“As declarações dos associados do SIRF, serão feitas por ordem de chegada. Então para aqueles associados que desejarem fazer o quanto antes a declaração, recomendamos que faça uma visita até o SIRF”, alerta.
Ainda segundo Gregorini, o produtor rural deve observar as normas gerais da Receita. “Nós trabalhamos com a renda efetiva e é necessário declarar absolutamente todos os ganhos e despesas, levando em conta todas as peculiaridades de cada atividade”, finaliza.