sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Jovem cientista descobre forma barata de detectar o câncer de pâncreas

Adolescente americano descobre forma barata de detectar o câncer no pâncreas antes do tumor se tornar mortal. Jack Andraka, de 16 anos, passou de um simples adolescente a jovem cientista…

Adolescente americano descobre forma barata de detectar o câncer no pâncreas antes do tumor se tornar mortal. Jack Andraka, de 16 anos, passou de um simples adolescente a jovem cientista promissor num piscar de olhos.

Andraka disse que começou há 3 anos a navegar na internet para buscar informações sobre o câncer de pâncreas depois que um amigo da família morreu vítima da doença. Depois, contou que se surpreendeu ao saber que geralmente este tipo câncer é detectado tarde demais para salvar a vida do doente.

Foi assim que descobriu que há milhares de proteínas que podem ser detectadas no sangue de pessoas com câncer de pâncreas e procurou uma que pudesse servir como indicador precoce da doença.

A revelação ocorreu no que descreveu ser uma situação pouco provável, assistindo a uma aula de biologia do ensino médio.

Andraka disse ter enviado 200 solicitações a laboratórios científicos para poder dar continuidade ao seu trabalho, porém todos recusaram, menos a Universidade Johns Hopkins, onde passou por um rigorosíssimo interrogatório antes de ser aceito.

O jovem afirmou que o novo teste custa apenas alguns centavos, leva alguns minutos e aparentemente tem 100% de precisão.

Andraka contou que sua descoberta tem o potencial de ser adaptada para detectar outros tipos de câncer, bem como doenças cardíacas e Aids.

Notícias relacionadas