sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Ana Bim recorre da sentença de cassação e aguarda julgamento no TRE

A prefeita de Fernandópolis Ana Maria Matoso Bim (PSD) recorreu nesta quarta-feira, dia 17, da sentença proferida pelo juiz eleitoral Vinicius Castrequini Bufollin que cassou o mandato e diplomação dela…

A prefeita de Fernandópolis Ana Maria Matoso Bim (PSD) recorreu nesta quarta-feira, dia 17, da sentença proferida pelo juiz eleitoral Vinicius Castrequini Bufollin que cassou o mandato e diplomação dela e do vice-prefeito José Carlos Zambon (PP). O recurso foi devidamente protocolado dentro prazo estipulado pela Justiça.

O recurso será analisado por um desembargador do Tribunal Regional Eleitoral que decidirá pela permanência dela no cargo ou se seguirá a sentença do juiz de Fernandópolis que aceitou denúncia feita pela coligação do ex-prefeito Luiz Vilar.

Ana e Zambon usaram poder de comunicação ao contratar o jornal Cidadão, com circulação semanal, para atacar o ex-prefeito Vilar que disputava reeleição. Sócio do jornal e funcionários também prestaram serviços na campanha da prefeita.
A candidata declarou na prestação de contas eleitoral o pagamento de R$ 28 mil reais a empresa ligada ao grupo que mantem o periódico. Algumas dessas pessoas assinavam documentos em nome da prefeita, caracterizando a participação ativa no processo eleitoral.

Se o TRE entender que houve crime e manter a sentença, ela e o vice estariam automaticamente cassados e obrigados a deixar a Prefeitura de Fernandópolis. Neste caso o presidente da Câmara Francisco Arouca Poço assumiria o cargo até que Justiça determinasse uma nova eleição.

Caso Ana Bim consiga o recurso, o impetrante da ação, o ex-prefeito Luiz Vilar, também pode recorrer ao TSE. Ana Bim também pode recorrer ao colegiado superior caso percam no TRE. Somente uma liminar do TSE manteria Ana Bim no cargo.

Notícias relacionadas