sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

A praga da corrupção

Segundo consta, a corrupção é uma praga maldita e tão antiga quanto o próprio homem. Aliás, dizem que eles nasceram juntos e nem nos causa mais espanto quando ouvimos dizer…

Segundo consta, a corrupção é uma praga maldita e tão antiga quanto o próprio homem. Aliás, dizem que eles nasceram juntos e nem nos causa mais espanto quando ouvimos dizer que “somos todos corruptos”.

Muitos já afirmaram que a tendência à corrupção faz parte da condição humana e eu, sempre com os meus botões, não me conformando com essa certeza, me pergunto o que leva uma pessoa a corromper e ser corrompida.

As denúncias frequentes de corrupção, principalmente aquelas envolvendo alguns políticos, provocam enorme abalo na credibilidade da classe que eles representam, como um todo. Por exemplo, se um deputado é flagrado, a confiança em todos os demais deputados sofre enorme abalo e assim é em todas as áreas públicas.

O pior disso tudo é que a corrupção desenfreada criou uma terrível sensação de impunidade e tem deixado a sociedade impotente. Embora consideremos a corrupção abominável, infelizmente vamos ficando cada vez mais sem forças para reagir, tantas são as denúncias. Vide o caso da famigerada Operação Fratelli, que envolve pessoas conhecidas da nossa região, enquanto assistimos, boquiabertos ou incrédulos, a caravana passar.

Não há como não questionar porque razão o exercício do poder deixa as pessoas tão piores do que eram antes de assumir algum cargo ou função pública. Será que é porque o poder nos dá a ilusão de que podemos tudo? Felizmente, um dia os corruptos descobrirão, cada um a sua maneira, que o poder é uma ilusão, ainda que muito convincente, ainda que eles acreditem que o poder do dinheiro maldito da corrupção seja uma verdade absoluta.

Mal sabem eles que a única verdade absoluta é que nós, os cidadãos de bem, podemos mudar essa realidade.

Notícias relacionadas