sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Secretaria do Meio Ambiente alerta para riscos de queimadas em Fernandópolis

A Secretaria do Meio Ambiente de Fernandópolis alerta a população para os riscos das queimadas, principalmente nesta época do ano quando o tempo está mais seco. Além dos riscos para…

A Secretaria do Meio Ambiente de Fernandópolis alerta a população para os riscos das queimadas, principalmente nesta época do ano quando o tempo está mais seco. Além dos riscos para a saúde, devido a fumaça e fuligens, as queimadas no perímetro urbano podem gerar multas que variam de 02 a 10 URM’s, ou seja, de R$398,46 a R$ 1.992,30.

De acordo com a Lei Municipal nº 3.981/12, fica expressamente proibido qualquer tipo de queimada em área localizada no perímetro urbano, seja por restos de vegetação, papéis, plásticos, ou qualquer outro tipo de resíduo.

A secretaria pede o apoio de toda população e sociedade civil para que possam prevenir as queimadas irregulares, mantendo suas propriedades limpas e preservadas e denunciando este tipo de crime ambiental, caso presenciem.

Em caso de denúncias, ou, de dúvidas o telefone da secretaria é o 3463 9014.

Podas irregulares

A Legislação Ambiental Municipal vigente possui normas que regulamentam como deve ser efetuada a poda de árvores, com características e parâmetros a serem seguidos, para não caracterizar crime de poda drástica, que pode acarretar multa. A poda drástica se ocorre pela supressão total ou parcial das folhagens da árvore.

Para que o meio ambiente seja preservado, e as árvores sejam mantidas de forma técnica e correta a população deve seguir algumas recomendações. Por exemplo, após a poda da árvore, deverão ser mantidas as medidas de 01 metro de altura da copa a partir do caule e 1,50 (um metro e meio) de raio a partir do centro e manter a folhagem.

Vale lembrar que o recolhimento dos galhos feito pela prefeitura acontece do 1º ao 5º dia útil de cada mês.

A secretaria pede a cooperação de toda população para que ao providenciarem a poda das árvores de suas residências, sigam os parâmetros legais.

Notícias relacionadas