sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Registros no SCPC da ACIF crescem em 2013

Nos últimos meses, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) registrou o aumento de inclusões de nomes de consumidores inadimplentes, o…

Nos últimos meses, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) registrou o aumento de inclusões de nomes de consumidores inadimplentes, o que contribuiu positivamente para os recebimentos de dívidas. O comparativo foi realizado considerando os meses de janeiro a maio deste ano.

O número de registros inclusos no SCPC aumentou de 10,76% em janeiro para 41,06% no mês de maio. Neste período foram registradas 7.752 dívidas e excluídos 3.879 nomes inadimplentes, o que resultou em 50% de dívidas pagas no comércio.

Para Ana Carolina Cestari Lima Franzi, coordenadora executiva da ACIF, os números comprovam que as campanhas feitas pela ACIF com o propósito de conscientizar o lojista surtiram resultado. “Orientamos para a importância de se incluir os inadimplentes antes que se inicie o período mais intenso de vendas, como por exemplo, o Natal. Isso porque os consumidores com restrição de crédito tendem a regularizar suas pendências, porque têm intenção de comprar no final do ano”, destaca Ana Carolina.

Segundo a coordenadora, os números não devem ser entendidos como um aumento da inadimplência, e sim, sinalizam uma preocupação maior do empresário em registrar. “Quando ele deixa de incluir, suas chances de receber caem gradativamente ao tempo que ele espera para fazê-lo. Além disso, ao registrar é possível que outros comerciantes tenham acesso a essa informação. Quando o consumidor for fazer compra em outra loja, evita assim, que os débitos aumentem, outros comerciantes deixem de receber, além dele mesmo, já que fica mais difícil saldar débitos que se acumularam”, conclui.

O SCPC da ACIF também tem contribuído para diminuir as inadimplências nas áreas educacionais.

Prova disso, é a FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) que ao começar a utilizar o SCPC e registrar os alunos inadimplentes, há aproximadamente dois meses, já obteve números satisfatórios no recebimento das mensalidades, segundo balanço feito pelo departamento de boletos e cobranças da Instituição.

Notícias relacionadas