sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Dificuldade na fala adquirida

A dificuldade na fala, ou seja, a afasia pode ser definida como uma alteração adquirida da linguagem devido a uma lesão cerebral. A maioria dos casos de afasia está relacionada…

A dificuldade na fala, ou seja, a afasia pode ser definida como uma alteração adquirida da linguagem devido a uma lesão cerebral. A maioria dos casos de afasia está relacionada com Acidentes Vasculares Encefálicos (AVC) ou derrame cerebral como é mais conhecido, Traumastismos Cranioencefálicos (TCE), tumores cerebrais, anóxias, encefalites, entre outras causas. As afasias, de modo geral, são acompanhadas de transtornos emissivos e receptivos, bem como alterações de leitura (dislexia) e da escrita (agrafia). A fala é lenta, breve e realizada com esforço.
O trabalho fonoaudiológico tem como objetivo, a reativação, a reorganização ou a substituição da função de fala. Assim, a reativação consiste em rever a informação, regras ou procedimentos no processamento linguístico que encontram-se alterados. A reorganização consiste em ensinar ao paciente um modo diferente de realizar a mesma tarefa e a substituição consiste no uso de estratégias funcionais para processamentos extremamente alterados, mas em todos este aspectos a finalidade é estimular a habilidade comunicativa do indivíduo.
É importante destacar que quanto mais rápido o paciente for para a reabilitação, melhores e mais rápidas são as respostas do mesmo ao tratamento. Portanto, após a ocorrência da lesão cerebral e consequente afasia, a terapia fonoaudiológica deve ser iniciada o mais rápido possível, assim que o paciente tiver condições clínicas gerais de ser exposto ao tratamento.
Se você tem dificuldade na fala ou precisa de maiores informações sobre o assunto, procure um fonoaudiólogo!

Aluno do 7º semestre de Fonoaudiologia da Fundação Educacional de Fernandópolis: Neliton Francisco dos Santos

Professora: Francieli Trevizan F. Tonelotti

Notícias relacionadas