sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Voz Profissional de Atuação Fonoaudiológica

Nos últimos tempos observou-se que a Fonoaudiologia arrisca-se em ações mais importantes no campo da voz profissional. Aliados aos professores, cantores, telefonistas, recepcionistas, vendedores, jornalistas, advogados, entre outros, busca-se um…

Nos últimos tempos observou-se que a Fonoaudiologia arrisca-se em ações mais importantes no campo da voz profissional. Aliados aos professores, cantores, telefonistas, recepcionistas, vendedores, jornalistas, advogados, entre outros, busca-se um entendimento das características gerais dos profissionais da voz e, ao mesmo tempo, as especificidades inerentes a cada um deles, para então organizar programas de preparação vocal, condizentes com as necessidades de cada grupamento profissional.
Nesta perspectiva, informa-se que a voz humana é fascinante e complexa, e pode ser usada para atrair pessoas, assim todo profissional que utiliza a comunicação precisa contar com sua voz para ter um bom desempenho de sua profissão.
Para tanto, as pessoas precisam estar informadas de como é sua voz e o que é possível fazer para aprimorá-la. Deve cuidar da estética vocal, prevenir problemas vocais, estar atento para o que faz mal e o que faz bem para voz e, principalmente manter exercícios vocais, o que vai lhe propiciar um maior tempo de uso da voz profissional.
O profissional da voz está muito suscetível a ter problemas de voz, pois ainda, a grande maioria, não têm conhecimento de como a voz acontece, quais recursos de ressonância, respiração, inflexão vocal e plasticidade vocal poderiam ser realizados para melhorar a performance vocal nas suas atividades profissionais.
Geralmente as alterações vocais são causadas pelo uso incorreto da voz, assim como, gritar, falar por tempo prolongado, falar muito alto, e consequentemente a pessoa sente enfraquecimento ou perda da voz no final do dia; voz rouca; dificuldade em cantar ou modular a voz; diminuição do volume da voz; realiza esforço para falar um pouco mais alto ou gritar; sente a necessidade de limpar a garganta com frequência; apresenta respiração curta enquanto fala; dor na garganta; sensação de queimação na garganta; cansaço ao falar; tosse; entre outros sintomas menos comuns.
Portanto, para manter uma comunicação efetiva com qualidade vocal faz-se necessário procurar atendimento fonoaudiológico para aprimorar os padrões vocais.

Aluno do 7º semestre de Fonoaudiologia: Ludimilson Donadelli
Professora: Francieli Trevizan F. Tonelotti

Notícias relacionadas