domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Bilionário projeta transporte ultrarrápido, para passageiros, dentro de um tubo

Já pensou em viajar, quase na velocidade do som, dentro de um tubo? Pois um bilionário sul-africano projetou um transporte ultrarrápido, dentro de cápsulas. Uma distância de 500 quilômetros, por…

Já pensou em viajar, quase na velocidade do som, dentro de um tubo?

Pois um bilionário sul-africano projetou um transporte ultrarrápido, dentro de cápsulas. Uma distância de 500 quilômetros, por exemplo, poderia ser percorrida em menos de 30 minutos!

A tecnologia, batizada de Hyperloop, teria, como base, um grande tubo de aço instalado sobre pilares, onde cápsulas flutuariam, movidas a energia solar.

Cada cápsula, com capacidade para 28 passageiros, se movimentaria a uma velocidade de 1.200 km/h. Vale lembrar que a velocidade do som, ao nível do mar, é de 1.226 km/h.

O desenho e os documentos do sistema foram publicados na internet, no blog da Tesla Motors, fabricante de carros elétricos fundada por Elon Musk. O bilionário inventor não pretende trabalhar na ideia, por enquanto, e, por isso, colocou o projeto na internet para quem possa se interessar.

Seria uma ideia maluca? Levando-se em conta que Musk é um empresário que investe em negócios de muito sucesso, não seria bom ignorar totalmente a invenção. Além da Tesla Motors, o sul-africano é cofundador do serviço de pagamento online Paypal e presidente da SpaceX, empresa que produz foguetes para a exploração espacial.

E quanto custaria tudo isso? Segundo estudo do próprio inventor, cerca de 13 bilhões de reais seriam suficientes para construir duas linhas do tubo, uma de ida e outra de volta, entre Los Angeles e São Francisco, que ficam a uma distância de cerca de 600 quilômetros.

Para se ter uma ideia, o trem-bala, que deveria ligar Campinas, em SP, ao Rio de Janeiro, com pouco mais de 500 quilômetros, tem custo estimado em mais de 35 bilhões de reais.

Notícias relacionadas