sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Com receio de gastar, famílias brasileiras ficam menos endividadas

Cai o número de famílias endividadas. Em agosto, 63,1 por cento estão com o orçamento apertado, mais comprometido do que deveria, contra 65,2 por cento na mesma situação em julho….

Cai o número de famílias endividadas. Em agosto, 63,1 por cento estão com o orçamento apertado, mais comprometido do que deveria, contra 65,2 por cento na mesma situação em julho.

De um mês para outro, o número de famílias inadimplentes, ou seja, que não conseguem pagar as contas em dia, também diminuiu: passou de 22,4 por cento para 21,8 por cento.

A pesquisa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Segundo a entidade, o endividamento e a inadimplência recuaram por causa da baixa atividade econômica. Os consumidores estão menos confiantes que vão manter a renda e têm medo da inflação, por isso procuraram menos por crédito e compraram com mais moderação, desafogando um pouco o orçamento familiar.

Apesar da queda entre julho e agosto, na comparação com agosto do ano passado, as famílias estão mais endividadas e inadimplentes.

O cartão de crédito é o que mais compromete o equilíbrio financeiro dos brasileiros, seguido pelos carnês e, em terceiro, pelo financiamento de automóveis.

Notícias relacionadas