Aposentados e pensionistas não precisam ficar com medo de não receber o benefício por causa da greve nacional dos bancários.
Os pagamentos do mês começaram a ser feitos esta semana para quem recebe um salário mínimo e continuam a ser efetuados na semana que vem para quem recebe valores mais altos.
Para quem está acostumado a fazer a retirada na boca do caixa da agência bancária, a Federação Brasileira dos Bancos lembra que existem outras opções. Os saques podem ser feitos pelos terminais eletrônicos nas próprias agências, que não param de funcionar mesmo com a paralisação, ou nos equipamentos de autoatendimento instalados em shoppings, supermercados, lojas de conveniência e centros comerciais, por exemplo.
Mas a Febraban faz um alerta: beneficiários com dificuldade de usar os caixas eletrônicos devem ir acompanhados de pessoas conhecidas. Se isso não for possível, só devem aceitar ajuda funcionários do banco identificados, e nunca de estranhos.
Outra recomendação importante é jamais dizer a senha para alguém. Ela deve ser digitada, sempre que possível, pelo próprio beneficiário.
É importante lembrar também que benefícios como Bolsa Família, INSS, FGTS, seguro desemprego e PIS, entre outros, podem ser recebidos nos correspondentes bancários, como supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios.