domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Equador promete garantir direitos de Julian Assange

O chanceler do Equador, Ricardo Patiño, ratificou nesta quarta-feira (16) que seu país continuará dando proteção ao fundador do Wikileaks, Julian Assange, que permanece asilado em sua embaixada de Londres….

O chanceler do Equador, Ricardo Patiño, ratificou nesta quarta-feira (16) que seu país continuará dando proteção ao fundador do Wikileaks, Julian Assange, que permanece asilado em sua embaixada de Londres.

“O governo não abandonará seu compromisso de salvaguardar os direitos humanso de Assange até que chegue a um lugar seguro”, afirmou Patiño por meio de sua conta no Twitter.

Nesta quarta-feira, o Tribunal de Stockholm na Suécia ratificou a ordem de detenção contra o líder do Wikileaks por suposta agressão sexual com o argumento de que não existem motivos para mudar a medida. O Equador aceitou a petição de asilo apresentada pelo australiano em agosto de 2012 após considerara que existem riscos de que ele seja extraditado da Suécia para os Estados Unidos, por ter divulgado documentos secretos da diplomacia de Washington.

O chefe da diplomacia equatoriana afirmou também que o Equador pretende cooperar com a justiça sueca. “Tomem a declaração de Julian Assange na embaixada ou por videoconferência”, postou.

Ricardo Patiño, que participa da cúpula do Brics, realizada em Fortaleza (CE) apelou para a imediata solução do caso Assange, para “garantir o respeito a seus direitos humanos”.

Notícias relacionadas