sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Em Família dá mau exemplo ao abafar tentativa de homicídio

Em Família, da Globo, deu mau exemplo ao abafar uma tentativa de homicídio nesta quarta-feira (16). Helena (Julia Lemmertz) atirou contra Laerte (Gabriel Braga Nunes), que perseguia Luiza (Bruna Marquezine),…

Em Família, da Globo, deu mau exemplo ao abafar uma tentativa de homicídio nesta quarta-feira (16).

Helena (Julia Lemmertz) atirou contra Laerte (Gabriel Braga Nunes), que perseguia Luiza (Bruna Marquezine), mas acertou em um vaso. A cena começou no capítulo de terça (15) e terminou no dia seguinte. Atirar contra alguém é crime, e a leiloeira poderia pegar até seis anos de prisão por tentativa de homicídio, segundo o Código Penal.

A advogada Glaucia Cristina Calça diz que a pena para uma tentativa de homicídio depende do histórico do autor, mas prevê reclusão e detenção. “Não é um tipo de pena que se converte em cesta básica. É, sim, mais um mau exemplo dado pela novela das nove. Assim, como a mulher que apanha do marido, que continua sem ser punido”, diz a advogada, referindo-se ao episódio em que Jairo (Marcello Melo Jr.) bateu em Juliana (Vanessa Gerbelli).

O advogado criminalista Roberto Delmanto Jr. explica que Helena poderia ser condenada a até seis anos de reclusão. Porém, se alegasse legítima defesa e comprovasse o fator emocional (reagir a agressão, por exemplo), a pena abaixaria para menos de quatro anos em regime aberto. Laerte também poderia ser preso por até três meses por invasão de domicílio.

Para o especialista, a Globo não deu mau exemplo, mas o autor deveria inserir uma cena esclarecendo a possível condenação de Helena: “A novela está correta, mas algum delegado poderia explicar que ela agiu em legítima defesa”.

No capítulo de quarta, com Laerte deixou a casa de Helena falando que não iria procurar uma delegacia. “Pelo menos ficou provado que o desequilibrado nessa história não sou eu. Ou pelo menos não sou o único. Isso que você praticou é um crime, sabia?”, disse o flautista.

Pela segunda vez, a Globo abafa uma tentativa de homicídio. A primeira, envolvendo Nando (Leonardo Medeiros) e Jairo, também acabou em “pizza”. Ricardo (Herson Capri) levou um tiro de raspão e ninguém prestou queixa.

Cena do crime

O descontrole de Helena aconteceu quando ela viu a filha, Luiza (Bruna Marquezine), sendo arrastada à força de seu apartamento pelo noivo em mais um de seus ataques de ciúme. A bala não fere ninguém, somente um vaso vai se espatifar.

Na sequência, com a família reunida, Helena apareceu de cabeça baixa, atordoada. “Sua intenção era matar o Laerte, maninha?”, perguntou Felipe (Thiago Mendonça). “Na hora, era”, respondeu a leiloeira, corrigida pelo marido: “Não era, Helena. Você estava com raiva e atirou mais ou menos a esmo, e nisso é que estava o perigo”. Ela concordou com Virgílio e lamentou ter perdido o vaso: “Eu sei! Podia ter atingido a Luiza. Mas acabei destruindo um vaso lindo, que eu amava, e que valia mais do que o Laerte”.

A conversa seguiu nesse rumo até que Nando e Ricardo apareceram dizendo que está tudo em paz. “O porteiro estava ouvindo o jogo, ouviu um ruído, achou que parecia mesmo um tiro, mas não deu importância. E qualquer coisa fica como acidente doméstico. Felizmente, não foi preciso procurar médico, fazer curativo, que isso ia despertar a atenção das pessoas e associar o ruído ao tiro e o tiro ao ferimento”, disse o advogado, encerrando o assunto.

Notícias relacionadas