sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Desempenho junto ao MEC comprova a qualidade educacional da FEF

A qualidade do Ensino Superior no Brasil foi e continua sendo objeto de grandes esforços, por parte do Ministério da Educação. Neste ano o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da…

A qualidade do Ensino Superior no Brasil foi e continua sendo objeto de grandes esforços, por parte do Ministério da Educação. Neste ano o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) completa 10 de existência. O atual sistema busca a resolução de uma difícil equação que afere três componentes, a Instituição de Ensino na sua infraestrutura, o Curso pelo seu processo didático pedagógicos e o desempenho dos estudantes na prova do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Nestes últimos 10 anos os Cursos da Fundação Educacional de Fernandópolis foram avaliados 62 vezes, ressaltando que cada curso é avaliado periodicamente em ciclos avaliativos de 4 anos. Desta forma cada curso da FEF passou por, no mínimo, dois ciclos avaliativos. Agrupar e analisar os conceitos obtidos, pelos cursos da FEF, nos indicadores de qualidade do Ministério da Educação é de grande valia para alicerçar os passos da Instituição aos desafios atuais de oferecer uma formação de qualidade ao Brasil.

O gráfico apresentado mostra que 98% dos cursos da FEF receberam conceitos de excelência pelo MEC, sendo que deste total quase metade dos cursos possuem notas 4, dentro de uma escala onde a nota máxima é igual a 5.

A análise deste retrospecto mostra que o compromisso da FEF com a qualidade da educação possui um forte alicerce, que possui como base as inúmeras ações da instituição tais como:

1) Os mais de 40 mil atendimentos gratuitos realizados pelas clínicas integradas;
2) Um corpo docente formado por mestres e doutores;
3) Mais de 25% dos docentes são contratados em Regime Integral de Trabalho, destinando seu tempo ao ensino, pesquisa e extensão;
4) Os mais de 40 projetos de pesquisas realizadas na IES;
5) Os mais de 80 projetos de extensão universitária;
6) A publicação da Revista Científica Universitas;
7) Seus mais de 48 ambientes laboratoriais;
8) A disponibilidade de 9 laboratórios de informática;
9) A biblioteca com salas de estudos individuais e em grupo;
10) Biblioteca virtual para que o aluno tenha acesso a todos os livros das melhores editoras do Brasil pelo computador, tablete ou celular;

Poderiam ser descritos mais inúmeras ações que levaram a FEF a obter estes resultados de qualidade nestes últimos 10 anos, mas sem dúvida alguma os resultados ainda mais significativos estão nos mais de seis mil profissionais, formados pela FEF, que hoje estão no mercado de trabalho executando com dignidade, respeito, capacidade e responsabilidade a suas profissões.

A Fundação Educacional de Fernandópolis é uma instituição Filantrópica de Utilidade Pública que tem o orgulho de formar profissionais de qualidade para o Brasil.

Faça parte deste grupo de sucesso, faça Fundação Educacional de Fernandópolis, O Futuro Começa Aqui!

Prof. Ocimar Antônio de Castro é Diretor Acadêmico da Fundação Educacional de Fernandópolis.

Notícias relacionadas