segunda, 11 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

EUA vencem China e são campeões pela 1ª vez do Mundial

Após ser vice-campeã mundial em duas oportunidades (1967 e 2002), a seleção feminina dos Estados Unidos enfim pode se considerar uma potência no mundo do vôlei. Isto porque, na tarde…

Após ser vice-campeã mundial em duas oportunidades (1967 e 2002), a seleção feminina dos Estados Unidos enfim pode se considerar uma potência no mundo do vôlei.

Isto porque, na tarde deste domingo, em uma lotada Arena Milão (mais de 12 mil pessoas), as americanas venceram a China por 3 sets a 1, com parciais de 27/25, 25/20, 16/25 e 26/24, e se consagraram, pela primeira vez, como campeãs do mundo.

A americana Kimberly Hill e a chinesa Chunlei Zeng foram as maiores pontuadoras do embate decisivo, com 20 acertos cada. Destaques também para a gigante Ting Zhu (1,95 m) e Christa Dietzen, com 15 pontos.

As sobrinhas do “Tio Sam” se mostraram superiores em quase todos os aspectos. Foram 14 pontos de bloqueio, contra nove das chinesas. Foram seis pontos de saque, diante de cinco da China. A seleção americana errou menos também, 16 vezes, duas a menos que as adversárias.

O primeiro set da grande decisão foi equilibrado do começo ao fim. Nenhuma das equipes conseguiu se desgarrar no placar e ambas trocaram a liderança. Um pouco mais consistentes em quadra, as americanas tiveram algumas chances de set point, mas que não foram executadas. Por fim, o time americano conseguiu fechar em 27/25.

Já a segunda parcial foi um pouco mais tranquila. Com um bloqueio eficiente e o saque na mesma proporção, o time americano se manteve à frente no marcador por quase todo o set. No fim, as chinesas não conseguiram se recuperar e viram as adversárias vencerem em 25/20.

Reação chinesa
A China entrou em quadra para o terceiro set com o espírito do “tudo ou nada”, e deu certo. As asiáticas não cometeram os erros de passes dos sets anteriores e conseguiram reequilibrar o duelo. O placar apontou 8/7 a favor da China na primeira parada técnica.

Mostrando enorme poder de reação, as chinesas, lideradas por Zeng e Zhu, ampliaram ainda mais a vantagem, em 17/10. Sendo assim, com uma defesa muito melhor armada, a China administrou e fechou o terceiro set em 25/16 , mantendo-se viva na decisão.

Bronca de Kiraly
Depois da bronca do técnico Kiraly, as americanas acordaram e voltaram melhores no quarto set. Mais agressivas no ataque e bem posicionadas na defesa, os Estados Unidos saíram para a primeira parada técnica com 8/6 no placar.

Quando a partida pareceu decidida, em 19/15, as chinesas recuperaram o espírito de reação e, de maneira, incrível, viraram em 20/19. Só que as americanas acordaram após nova bronca de Kiraly e conseguiram 24/23, tendo o primeiro “ponto do campeonato”, salvo pelas asiáticas. No entanto, na segunda oportunidade, Kimberly Hill colocou a bola no chão e deu o primeiro título mundial para os Estados Unidos.

Notícias relacionadas