domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Tem menos chances de ascensão quem nasce em bairros pobres

Quem passa a infância na periferia tem menos chances de subir na vida. Pelo menos é o que revela um estudo feito por pesquisadores americanos da Universidade de Princeton e…

Quem passa a infância na periferia tem menos chances de subir na vida. Pelo menos é o que revela um estudo feito por pesquisadores americanos da Universidade de Princeton e do Instituto Brookings.

De acordo com a pesquisa, o bairro onde uma pessoa passa os primeiros 16 anos de vida é determinante na renda que ela vai ter durante muitas décadas. E isso mesmo que ela resolva se mudar por diversas vezes.

Não é uma boa notícia para os que acreditam na possibilidade de ascensão social! Para os pesquisadores, as experiências vividas no local de nascimento também são uma herança fatal. Eles explicam que os bairros pobres tendem a ser mais violentos e que esse tipo de exposição tem efeitos não apenas a curto prazo, mas tem impacto na saúde e capacidade cognitiva dos moradores.

Os especialistas concluíram que um americano deixa de ganhar, em média, cerca de 900 mil dólares, ao longo da vida, quando vive em um bairro pobre, comparado com o que recebe uma pessoa de um bairro de classe alta.

Notícias relacionadas