sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Revista lista países que mais descartam lixo plástico nos oceanos

A revista Science divulgou nesta quinta-feira (12) um estudo inédito e sombrio. Uma estimativa da quantidade de lixo plástico jogado nos oceanos no período de um ano. Imagina jogar uma…

A revista Science divulgou nesta quinta-feira (12) um estudo inédito e sombrio. Uma estimativa da quantidade de lixo plástico jogado nos oceanos no período de um ano.
Imagina jogar uma sacola cheia de lixo plástico na água. O que nós, cidadãos, estamos fazendo no mundo inteiro é jogar, todo ano, 15 sacolas em cada metro de praia. É o lixo que a gente atira na água e também o que fica nas ruas e acaba indo para os rios e, depois, para os mares. Não é um absurdo?
O estudo divulgado pela revista Science pesquisou os quase 200 países que são banhados pelos mares e oceanos.
A China é o que mais descarta lixo plástico de maneira errada. Quase nove milhões de toneladas por ano. Muito mais do que a Indonésia, que aparece em segundo lugar O Brasil é o 16º. Os Estados Unidos aparecem na 20ª posição.
Desse lixo que não é descartado, coletado e nem tratado adequadamente, sai o que polui os mares. Em 2010, os 192 países produziram, juntos, 275 milhões de toneladas de lixo plástico. Só nos litorais, foram quase cem milhões de toneladas. Oito milhões foram parar nos oceanos. E só uma pequena parte ficou flutuando, quase tudo foi para o fundo.
“E como remover tudo isso, a centenas de metros de profundidade, e sem prejudicar a vida marinha?”, pergunta Roland Geyer, pesquisador da universidade da Califórnia.
“O plástico está se acumulando lá no fundo e demora décadas para se degradar. O que é preciso fazer, e logo, é diminuir a produção de lixo no mundo, estimular a coleta adequada, e reciclar”, explica o pesquisador.

Notícias relacionadas