domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Franchising segue imune à crise e às incertezas políticas

O setor de franchising, que contribui diretamente para o desenvolvimento socioeconômico do município – afinal, Rio Preto é celeiro de franquias – é um exemplo nítido de que, com bom…

O setor de franchising, que contribui diretamente para o desenvolvimento socioeconômico do município – afinal, Rio Preto é celeiro de franquias – é um exemplo nítido de que, com bom planejamento e uma pitada de ousadia, é possível se fortalecer para enfrentar as incertezas econômicas e políticas.

A prova disso está em relatório recente divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), mostrando que o setor teve aumento de 11,2% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando R$ 63,8 bilhões ante R$ 57,4 bilhões registrados nos seis primeiros meses de 2014.

Parte desse montante tem beneficiado diretamente Rio Preto, já que a cidade é a nona no ranking do estado, representando 15% do franchising em São Paulo. De olho nesse clima de otimismo, Aristides Ianelli Júnior, proprietário da Estagilize – uma das principais agências de recrutamento de estagiários de Rio Preto – apostou no sistema de franquias para expandir o seu negócio e ampliar a sua receita.

“Há sete anos estudo o modelo de franchising para aplicar na Estagilize, mas agora é que me senti seguro para lançar essa franquia no mercado”, conta Ianelli Júnior. “É no momento de crise que o setor de franquias cresce. Há muita gente procurando caminhos que tragam segurança, como é o caso das franquias, que já contam com processos testados”, avalia.

Ainda de acordo com o proprietário da Estagilize, outra vantagem na escolha de uma franquia de serviços é que o franqueado entra com o investimento inicial e sua força de trabalho, sem necessidade de compra de estoque, como existe nas franquias de varejo. “O custo fixo é baixo, o que garante alta rentabilidade e segurança”, ressalta.

Outro empresário que seguiu o caminho de franchising foi Matheus Belentani, diretor da Tia Sô Mini Delícias. A marca, que oferece no cardápio mini-salgadinhos doces e salgados, tornou-se franqueadora há quatro meses e já conta com três franquias em Rio Preto e outras duas em fase final para inauguração. “A crise não tem atrapalhado nosso crescimento – muito pelo contrário, abrimos outras duas franquias na região e temos mais quatro em negociação”, atesta Belentani.

Ganha-ganha

E não são apenas os franqueadores que se beneficiam desse cenário. A consultora de franchising Milena Lidor destaca que o suporte do franqueador reduz as taxas de mortalidade do negócio. E, no caso de investir em “franqueadoras estreantes”, a vantagem para o empreendedor é ainda maior. “Existem oportunidades maiores para negociações das taxas, além da proximidade que o próprio franqueador consegue manter com os primeiros franqueados, analisando pessoalmente a operação do negócio, dificuldades e adaptações necessárias para que o resultado seja cada vez maior e melhor”, ressalta.

Sobre a Estagilize

A Estagilize é uma empresa que atua como agente de integração. Isso significa que faz uma conexão entre o estudante e o mercado de trabalho, oferecendo ao aluno oportunidades de estágio que se encaixem em seu perfil. Já à empresa, a Estagilize entrega o talento almejado. O principal diferencial da Estagilize está no amplo contato pessoal com os estudantes para conhecer e explorar suas características e enquadrá-las nas vagas anunciadas pelas empresas, o que torna a contratação mais assertiva e, consequentemente, positiva para ambos os lados.

Notícias relacionadas