sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Alea jacta est

A expressão latina de que a sorte está lançada cai como uma luva para o atual momento político do Deputado Federal Fausto Pinato, após sua confirmação como relator do processo…

A expressão latina de que a sorte está lançada cai como uma luva para o atual momento político do Deputado Federal Fausto Pinato, após sua confirmação como relator do processo no Conselho de Ética contra Eduardo Cunha, presidente da Câmara.

De uma hora para outra alçado ao estrelato pela grande mídia, o fernandopolense deu seu recado inicial e disse que não se considera um aliado de Cunha. Melhor ainda, prometeu agir com independência. No mesmo instante, as pessoas mais próximas começaram a dizer que “Eduardo Cunha pode começar a fazer as suas malas”.

Embora seja deputado de primeiro mandato e tenha sido eleito com o menor número de votos do Estado de São Paulo, Pinato mostrou ao que veio. Apesar do pouco tempo de Congresso, assumiu cargos e ocupou rapidamente os espaços, enxergando oportunidades e demonstrando uma grande visão política. Essa, talvez, seja a maior oportunidade de sua ainda insipiente carreira política. Vou explicar.

Pelo andar da carruagem e se tudo correr como manda o script, Eduardo Cunha será sacrificado. A pressão popular vai falar mais alto, até porque sua desenvoltura e postura nos últimos tempos desagradou muita gente. Se Pinato souber entender a voz rouca das ruas, a relatoria desse processo será a sua porta de entrada para um outro patamar da política. Se agir com a lisura e a capacidade de articulação que o levaram ao Congresso, deixará de ser um político local para se tornar um político de renome nacional. Sua atuação nesse episódio marcante da política brasileira poderá catapultá-lo para um patamar que nunca foi ocupado por nenhum outro político da cidade e da região de Fernandópolis.

Porém, e sempre tem um porém, se seguir a orientação de seu partido, que tem forte ligação com Eduardo Cunha, mesmo contra todas as evidências e principalmente contra a vontade popular, Pinato voltará à estaca zero. Cá com os meus botões, creio que o jovem deputado não deixará esse cavalo passar arriado. Ele vai montar. Afinal, a sorte está lançada!

Henri Dias é advogado em Fernandópolis (henri@adv.oabsp.org.br)

Notícias relacionadas