terça-feira, 24 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Detentos do CPP ganham liberdade na saída temporária

Cerca de 1.200 detentos do CPP, o Centro de Progressão Penitenciária de Rio Preto, ganharam as ruas hoje, dia 30. Eles foram beneficiados com a saída temporária e devem retornar…

Cerca de 1.200 detentos do CPP, o Centro de Progressão Penitenciária de Rio Preto, ganharam as ruas hoje, dia 30. Eles foram beneficiados com a saída temporária e devem retornar para a unidade no próximo dia 05. Quem não retornar é considerado foragido da Justiça. Nos últimos três anos, cerca de 814 presos que tiveram o benefício da saída temporária, não voltaram para o CPP.

Os detentos começaram a sair por volta das seis da manhã e oito ônibus já aguardavam para levá-los para a cidade de cada um. Tem direito a saída temporária aqueles que apresentam bom comportamento, estão em regime semi aberto ou também quem já cumpriu um terço da pena.

Pela legislação, os detentos que se enquadram nos critérios, tem direito a cinco saídas temporárias no ano. E enquanto eles estiverem soltos, não podem frequentar locais como bares e casas noturas, além de estarem proibidos de permanecer na rua após as dez da noite.

Para esta saída temporária, todos os detentos deixaram a unidade sem a tornozeleira eletrônica, que faz o monitoramento enquanto permanecem nas ruas. A falta do equipamento é porque o contrato do Estado com o consórcio que fornecia o aparelho foi encerrado.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, uma nova licitação será aberta no próximo mês. Além disso, a nova licitação prevê aumento no número de detentos que serão monitorados.

RPR MAIS

Notícias relacionadas