terça-feira, 24 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Operação da PF contra garimpo ilegal cumpre mandado na região

Policiais Federais que participam de uma operação para desarticular um esquema criminoso de garimpo e comercialização ilegal de ouro extraído no estado do Pará, estão em Rio Preto para cumprir…

Policiais Federais que participam de uma operação para desarticular um esquema criminoso de garimpo e comercialização ilegal de ouro extraído no estado do Pará, estão em Rio Preto para cumprir mandado de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (dia 7).

De acordo com a PF, a ‘Operação Muiraquitã’ foi deflagrada após as investigações, que se iniciaram no final de 2015, confirmarem a exploração ilegal do ouro na Terra Indígena do interior da Terra Indígena Kayapó.

Em março deste ano, durante um sobrevoo da área, verificou-se que o coração da atividade garimpeira na região Sul do Pará, atualmente, é realizada no garimpo da Aldeia Turedjan, em Ourilândia do Norte.

Cerca de 40 pás-carregadeiras posicionadas em diversos pontos de garimpos, situados num raio de aproximadamente 10 quilômetros, o que demonstrava o ritmo da atividade extrativista ilegal na região.

Cerca de 70 policiais federais participam da operação que acontece nas cidades de Redenção/PA, Ourilândia do Norte/PA, Porto Nacional/TO e Rio Preto.

Serão cumpridos onze mandados de prisão preventiva, a 14 mandados de busca e apreensão e a três mandados de condução coercitiva, expedidos pela Justiça Federal de Redenção/PA.

Nome “Muiraquitãs” faz menção a objetos utilizados por povos indígenas como amuletos, símbolos de poder ou, ainda, como material para compra e troca de artefatos valiosos.

Gazeta de Rio Preto

Notícias relacionadas