quarta-feira, 25 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

MP abre inquérito para investigar acidente em parque

O promotor da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, André Luís de Sousa, abriu inquérito para investigar um acidente no parquinho da Cidade das Crianças, em Rio Preto,…

O promotor da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, André Luís de Sousa, abriu inquérito para investigar um acidente no parquinho da Cidade das Crianças, em Rio Preto, registrado no último dia 12. Giovane de Paula Ramalho, de 13 anos, sofreu uma fratura no rosto ao ser atingido pelo poste de ferro de um dos brinquedos do local, que recebeu uma multidão de crianças e adolescentes no feriado de 12 de outubro.

O poste, segundo o boletim de ocorrência, quebrou enquanto Giovane se divertia no brinquedo com outros amigos e familiares de uma excursão de Novo Horizonte. O acidente colocou em xeque a manutenção de um dos parquinhos públicos mais frequentados de Rio Preto. O local recebe diariamente excursões de escolas da cidade e também da região. O promotor vai estender a apuração para as praças públicas, onde também são instalados brinquedos mantidos pela prefeitura.

No início da tarde de quinta-feira (dia 13) a equipe de reportagem Gazeta esteve no local do acidente na Cidade das Crianças e percorreu todo o parquinho. Não demorou muito para constar que outros brinquedos apresentam riscos para a garotada, ficando visível ferrugens e corrosão na base de algumas estruturas. “É um absurdo a condição dos brinquedos de um parquinho que é frequentado por muitas famílias”, afirma uma mãe que não quis se identificar.

De acordo com o boletim de ocorrência, Giovane estava pendurado em um brinquedo, conhecido como Constelação, quando a estrutura se rompeu e caiu sobre o garoto. Ele foi socorrido por uma unidade de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado até o Hospital da Criança com uma fratura no rosto. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o paciente permanece internado e aguarda cirurgia plástica. A reportagem tentou à tarde contato com familiares da vítima, mas o celular estava na caixa postal até o fechamento desta edição.

Na parte da estrutura, onde o brinquedo se rompeu, existem sinais evidentes de ferrugem. O caso foi registrado na Central de Flagrantes e será aberto um inquérito que será investigado pelo 2°Distrito Policial do município. Questionada sobre o acidente a assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Preto, responsável pelo parque, informou por meio de nota, que “ a direção da Cidade das Crianças prestou todo atendimento de urgência logo após o ocorrido. E que a Secretaria de Esportes acompanha o caso, juntamente com a família e vai investigar as circunstâncias que causaram o acidente”. Entretanto a pasta não respondeu questionamento da Gazeta sobre manutenções e fiscalizações nos parques públicos.

Parque Ecológico em bom estado

Já no Parque Ecológico Danilo Santos de Miranda, no bairro São Francisco, a situação é diferente. Os brinquedos estão em perfeitas condições de uso. A dona de casa Ligia Vivam, de 33 anos, estava no local com o filho de dois anos e outras crianças, e afirmou que não vê problemas nos brinquedos.

“Vim aqui há quatro meses e apenas um brinquedo estava interditado. Mas desta vez estão todos em condições de uso. Aqui me sinto tranquila tanto na parte de manutenção quanto na parte de segurança. Os brinquedos são novos, por isso nunca levei meu filho na Cidade das Crianças. A impressão que tenho é que lá os brinquedos são antigos, ultrapassados e vivem abandonados. O acidente desta semana só reforça isso”, afirma ela.

Gazeta de Rio Preto

Notícias relacionadas