sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

A Décima Praga?

A Décima Praga? Guerras violentam civilizações, revelando ambições, mentes doentias e bestialidade de homens e ideologias à busca de Poder.Dizem que as guerras surgiram quando o macacão “Homo” se tornou…

A Décima Praga?

Guerras violentam civilizações, revelando ambições, mentes doentias e bestialidade de homens e ideologias à busca de Poder.Dizem que as guerras surgiram quando o macacão “Homo” se tornou “Sapiens”, evoluindo do Instinto ao raciocínio, passando a usar a “Razão”!

Este e o século passado foram, e ainda são,cheios de grandes conflitos e mortandade. Plagiando Chico Buarque em Mulheres de Atenas, imaginem a imensa dor das mães,na Síria, que “vestem-se de negro, se encolhem, se conformam e se recolhem às suas novenas… secam por seus maridos, orgulho e raça de Atenas!”. Pior, a guerra na Síria é Civil, ou seja, é entre os próprios irmãos de Pátria! Nos seus cinco anos foram mortos mais de 300 mil pessoas, em sua maioria crianças, jovens, mulheres e idosos, além dos “maridos e heróis”.

Nas duas Grandes Guerras Mundiais, 1914/1918e 1939/1945, foram mortos maisde 70 milhões de militares e civis, além de quantia semelhante desequelados. Na última, houve o uso dasapocalípticasarmas atômicas em Hiroshima e Nagasakique dizimaram, em segundos, mais de 200 mil japoneses, e outros tantos nos anos seguintes, pois seus efeitos perduraram décadas.
Absurdamente, existe hoje uma Guerra,que está nos vencendo, e cujo inimigo e armas possuemo maior poder destrutivoda história da civilização: as Drogas!Dia a dia cresce o número de vítimas – principalmente jovens, transformando lares em palco de dolorosas batalhas, traumatizando famílias e comunidades, comprometendo gerações e o Futuro.

Anos atrás, os boletins policiais indicavam gramas em apreensões de drogas; hoje são toneladas,o que dá para imaginar a imensidão incontável e incontrolável de suas vítimas.

De todas as armas deste inimigo, há uma de insuperável potência em destruição mental, social e vital: o Crack,a mais terrível já inventada, pois“abafa” ou até remove do usuário todos os resquícios de sanidade e moralidade humana, regredindo-o à animalidade.

Sem fatalismo ou histerismo, vejo semelhança com a Décima Praga do Egito, à época de Moisés: ceifava a vida de primogênitos! Era o castigo de Jeová à escravização judaica e à descrença do Faraó e dos egípcios.

Tal como a Praga Divina,as drogas estão matando nossos filhos!,ou, no mínimo, interrompem suas juventudes, desequilibrando valores,personalidades e destinos.

Guerras ou pragas têm suas causas; as do passado e bíblicas, sabemos quais.E a Praga e Guerra de hoje, as Drogas,o maior dos males que a Humanidade padece, quais suas causas?

Assusta-me que antes,nos tempos dos Faraós,existiu Moisés, que conduziu o povo escolhido à Canaã, a Terra Prometida, sem que as guerras e pragas os atingissem; e nós, e aos nossos filhos, a quem cabe nos conduzir?

Lembrei-me agorinha, vendo Tv, que os filhos meus são meus filhos, e não dos Poderes Constituídos,os quais, no WhatsApp, sempre acusei de eternos culpados.

Na verdade, não será que a culpa é também, um pouquinho,do “Homo Comodus”?

JesielBruzadelli Macedo.
Jesiel Bruzadelli@gmail.com

Notícias relacionadas