sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Peixes aparecem mortos no rio São Domingos

Vários peixes apareceram mortos na tarde desta última quinta-feira (06/04/2017), no rio São Domingos em Catiguá. Leitores fizeram vídeos e fotos e enviaram para a Gazeta. Na imagem feita pelo…

Vários peixes apareceram mortos na tarde desta última quinta-feira (06/04/2017), no rio São Domingos em Catiguá. Leitores fizeram vídeos e fotos e enviaram para a Gazeta.

Na imagem feita pelo leitor, Gabriel Augusto Pereira, de 19 anos, vários peixes como lambaris aparecem na superfície do rio buscando oxigênio. Outras espécies maiores também apareceram mortas nas margens.

“Aqui tem muita usina em volta e indústrias. Direto algum vazamento ou poluição no rio provoca a morte de peixes. Não dá tempo do rio se recuperar de um desastre que já vem outro para destruir”, fala o jovem.

No dia 25 de outubro de 2013 um incêndio em um galpão de açúcar da cidade derreteu 28 mil toneladas do produto que foram parar no Rio São Domingos. Mais de duas toneladas de peixes morreram com o maior desastres da história da região noroeste.

De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), nesta última quinta-feira não foi constada mortandade de peixes no local, apenas a falta de oxigenação da água. A explicação dos técnicos e engenheiros é que por causa da longa estiagem com a chegada da chuva, todos os resíduos do leito do rio levantam e provocam a falta de oxigenação.

Notícias relacionadas