Equipes da Polícia Rodoviária Federal começaram a utilizar no último domingo (24), um novo tipo de bafômetro, na região de Rio Preto, o aparelho vai detectar a embriaguez dos motoristas a 30 centímetros de distância.
“Este aparelho incorpora os equipamentos de fiscalização da PRF para todas as fiscalizações daqui por diante. Esse aparelho é conhecido como bafômetro passivo, pois o condutor não precisa colocar a boca nele pra assoprar. Ele acusa o álcool que está na atmosfera em volta da boca do condutor. Nossos testes mostraram que pode medir a partir de 30 centímetros da boca do condutor”, explica o Inspetor da Polícia Rodoviária Federal Flávio Catarucci.
O aparelho dá sinal de luz à medida que é detectado o álcool. A luz verde indica que não há álcool no ambiente, amarela que pode haver álcool e vermelha indica que o motorista bebeu.
“O objetivo principal deste aparelho é fazer uma triagem dos motoristas, para otimizar as fiscalizações. Caso o aparelho acuse indícios de embriaguez, ele será convidado a realizar o teste no outro bafômetro, que é aferido pelo Inmetro e pode embasar a autuação”, finalizou Catarucci.