Jair Bolsonaro publicou um vídeo nas redes sociais, nesta segunda-feira (12), para convocar apoiadores a um “ato pacífico em defesa do Estado Democrático de Direito”, dia 25 de fevereiro, na avenida Paulista, em São Paulo, às 15h. O ex-presidente usou boa parte do vídeo de 40 segundos para pedir que todos usem roupas nas cores verde e amarelo e que não levem nenhum tipo de cartaz. A ideia, segundo ele, é se defender das acusações que sofre de políticos e autoridades do Judiciário.
A narrativa do golpe
A fábula de que Bolsonaro preparava um golpe para se manter no poder, após as eleições do ano passado, ganhou mais um capítulo, nesta segunda (12). A Band – emissora rejeitada pelo consórcio de mídia, liderado pela Globo – publicou em seu site que Dias Toffoli, do STF, e o ex-PGR, Augusto Aras, sugeriram a antecipação da diplomação e da posse de Lula, em 2022, para evitar o golpe.
A narrativa do crescimento
O mesmo site publica, nesta terça (13), que o Brasil tem expectativa de crescimento “acima do previsto” em 2024.
Roubaram o Zeca Dirceu!
A casa do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) foi invadida por ladrões, nesta segunda (12), em Cruzeiro do Oeste (PR), quando a avó dele e mãe do ex-ministro José Dirceu, estava sozinha no imóvel. A idosa, de 83 anos, não foi agredida, mas os ladrões teriam levado joias e dinheiro. Ninguém foi preso.
Dengue e o negacionismo
O Brasil tem atualmente 512,3 mil casos prováveis de dengue apenas neste ano. É que mostra o Painel de Monitoramento das Arboviroses nesta terça, além do registro de 75 mortes confirmadas em virtude da doença e outras 123 sob investigação. Isso é resultado da política negacionista do governo Lula para a compra de vacinas?
Não proibiram?
Responda: o STF já proibiu a divulgação, como notícia, das mortes causadas por dengue ou ainda não?
E o Clezão, Xandão?
Clériston Cunha, de 49 anos, morreu no presídio da Papuda (Brasília), em 2023, porque o super Alexandre de Moraes não verificou pedidos de liberdade para tratamento de saúde feitos por médicos e pela PGR. Ele estava preso havia 10 meses por conta da acusação de ter participado dos atos de 8 de janeiro, mesmo sem nenhuma prova. E quem vai processar o ministro?
E a Mynd8? Nada?
Valdemar da Costa Neto ficou preso por dois dias e uma noite porque tinha em sua casa uma arma antiga sem registro. A turma que levou Jéssica Vitória Canedo a cometer suicídio, no final do ano passado, após ser vítima de uma campanha de fake news e redes sociais msobre sexo, continua livre, leve e solta
Fonte: STF
O site do Correio Braziliense publicou reportagem tendenciosa sobre o golpe fake, acusando o coronel Bernardo Correa Neto de ter agido “a mando de Bolsonaro” na disseminação de críticas ao sistema eleitoral, em 2022. A fonte da “notícia” é o STF. Não é preciso dizer mais nada, né?
FRASE
Do ex-deputado federal e ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Aldo Rebelo, em entrevista à Rádio Bandeirantes, nesta segunda-feira (12), sobre a narrativa de golpe, defendida, inclusive, pela própria emissora..
“Não se pode atribuir seriedade à reunião ‘preparatória de golpe’ gravada em vídeo e quase transmitida pela TV.”