Na última segunda-feira (26), uma câmera de segurança registrou o momento em que um pedestre foi abordado por criminosos armados com uma submetralhadora na Vila Olímpia, Zona Sul de São Paulo. O vídeo mostra a vítima caminhando na calçada quando um carro preto estaciona próximo a ela. Dois homens saem do veículo, um deles portando a arma de alto calibre.
Os assaltantes roubaram a mochila do homem, o revistaram e o obrigaram a entrar no carro. Testemunhas relataram que os criminosos circularam com o pedestre dentro do veículo para realizar transações bancárias. Posteriormente, a vítima foi deixada em uma avenida com o prejuízo estimado em cerca de R$ 9 mil.
A Secretaria da Segurança Pública identificou a arma mostrada nas imagens como um fuzil .40. No entanto, Roberto Uchoa, conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, afirmou que se trata de uma submetralhadora, ressaltando o aumento do uso desse tipo de arma pelo crime organizado.
“A gente tem observado um aumento na potência das armas que têm sido apreendidas, inclusive, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo. Entre 2017 e 2022, por exemplo, o percentual de fuzis entre as armas apreendidas em São Paulo aumentou 50%”, disse Uchoa em entrevista ao G1.