sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Bebê passa por cirurgia inédita ainda no útero da mãe em Rio Preto

Um bebê se tornou pioneiro no noroeste paulista ao passar por um procedimento cirúrgico para correção de uma malformação na coluna vertebral ainda no útero da mãe. A operação, que…

Um bebê se tornou pioneiro no noroeste paulista ao passar por um procedimento cirúrgico para correção de uma malformação na coluna vertebral ainda no útero da mãe. A operação, que durou três horas, foi realizada no dia 9 de março no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto.

A paciente, que não teve a identidade revelada, descobriu a malformação ao fazer um ultrassom com 20 semanas de gestação. “Para mim foi um susto. Fiquei com medo e imaginei que pudesse ser bem grave, porque tive outras quatro gestações e nunca tinha passado por isso. Mas agora estou aliviada e esse susto passou”, disse a mãe.

Segundo o cirurgião fetal do HCM, Gustavo Henrique de Oliveira, a cirurgia aumenta as chances de desenvolvimento neurológico do bebê, proporcionando-lhe mais qualidade de vida.

“A realização do procedimento é um marco para a instituição e um importante avanço no conhecimento para a equipe médica”, ressalta o médico. “Hoje, somente dois centros no país fazem essa técnica de correção minimamente invasiva devido à alta complexidade e necessidade de treinamento intenso e multidisciplinar. Somos os primeiros no noroeste paulista a realizar essa cirurgia”, explica.

Notícias relacionadas