sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Na canetada, prefeito impede adversários de concorrer às eleições

Só coincidência Em Cedral, o prefeito Paulo Ricardo Beolchi de Lucas (Cidadania), o Janjão, negou o afastamento de sete servidores que pediram desincompatibilização do serviço público para concorrer às eleições…

Só coincidência
Em Cedral, o prefeito Paulo Ricardo Beolchi de Lucas (Cidadania), o Janjão, negou o afastamento de sete servidores que pediram desincompatibilização do serviço público para concorrer às eleições em 15 de novembro. O prazo para eles se afastarem venceu no último dia 15 de agosto. Coincidência – ou não, né? -, os sete funcionários públicos pretendiam se candidatar a vereador pelo PTB e MDB, partidos que fazem oposição a Janjão em Cedral.

O “para” e o “por”
Para negar o afastamento dos servidores, o prefeito acatou um parecer um tanto quanto confuso do jurídico da Prefeitura, cheio de filigranas jurídicas. Isso porque os funcionários pediram o afastamento “por” estar concorrendo ao cargo eletivo de vereador. Supostamente o correto seria utilizar a preposição “para” concorrer a vereador, uma vez que as convenções partidárias não foram realizadas. E com a simples troca de uma “para” por um “por”, Janjão, na canetada, impediu que sete opositores pudessem concorrer a uma vaga na câmara.

Abuso de poder
Os sete servidores pediram reconsideração da decisão ao prefeito, que negou e não permitiu a desincompatibilização do serviço público, como determina a legislação eleitoral. Os opositores acusam Janjão de perseguição política e afirmam que vão entrar com mandado de segurança na Justiça contra o prefeito, além de denunciá-lo por abuso de poder. O DLNews tentou entrar em contato com a Prefeitura de Cedral neste sábado (22), mas não obteve retorno.

Notícias relacionadas