sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Aluno da região cria sistema para diminuir a propagação da Covid

Com a pandemia do novo coronavírus, as aulas seguem suspensas até que todos se sintam seguros e tenham as condições ideais para retornar a escola. Apesar das dificuldades impostas pelo…

Com a pandemia do novo coronavírus, as aulas seguem suspensas até que todos se sintam seguros e tenham as condições ideais para retornar a escola. Apesar das dificuldades impostas pelo ensino a distância, principalmente aos mais novos, os trabalhos continuam intensificados na Escola Estadual Professora Maria das Dores Ferreira da Rocha, em Santa Rita d´Oeste/SP.

Eder Carlos Antoniassi, professor de Robótica, lançou recentemente aos alunos do 7º ano um desafio para a criação de um projeto de ciências naturais ou humanas. Essa disciplina está cada vez mais introduzida na realidade dos alunos, tendo em vista que com o avanço tecnológico acelerado, é fundamental que crianças e jovens saibam lidar com a tecnologia desde cedo.

Dentre os projetos, destacou-se a criação do aluno Enso Matheus Papali de Carvalho, de apenas 12 anos. Por conta da pandemia e a necessidade do uso de máscaras, ele criou o projeto “Inteligência Artificial no combate a Covid-19”, um sistema que controla e identifica as pessoas que estão com ou sem o item de proteção individual, e que também faz o controle de lotação em um ambiente coletivo.

O protótipo do projeto conta com um sensor ultrassônico, que identifica as pessoas que estão próximas, com um sistema igual a de um semáforo, para mostrar para a pessoa se ela pode ou não entrar no ambiente, além de um motor que serve como cancela, para impedir ou liberar a passagem dos indivíduos.

Na prática, o sistema identifica as pessoas que chegaram sem máscara, emite uma mensagem pedindo para que coloquem o item e acende a luz vermelha bloqueando a entrada. Para as pessoas que chegam utilizando a proteção, também é emitida uma mensagem agradecendo pela utilização da máscara, acende a luz verde e libera a entrada da pessoa.

Com a realização dos testes, o trabalho concluiu que o sistema inteligente possui uma alta taxa de acerto, chegando a de 97,3% na identificação do uso da máscara facial. Na contagem do número de pessoas que estão presentes no ambiente o sistema não apresentou erros e emitiu os alertas e orientações corretas, impedindo que mais pessoas adentrem ao ambiente quando um limite de segurança é atingido.

DÁ UM ORGULHO, VIU!

Em entrevista ao FocoNews, o professor Eder Carlos demonstra otimismo com o jovem prodígio: “O projeto do Enso possui grande potencial para impactar positivamente tanto a sociedade, quanto a comunidade escolar. Ele é um aluno de robótica e é incrível que com apenas 12 anos de idade conseguiu combinar tão bem diversas tecnologias que até pouco tempo só estavam ao alcance de alunos de graduação e pós-graduação de universidades”, contou.

Ainda segundo as informações do professor, o projeto usa o poderoso recurso da Inteligência Artificial para criar um sistema inteligente que pode diminuir os riscos de contaminação da Covid-19 em ambientes coletivos, usando tecnologia de baixo custo e podendo ser empregado em escolas, hospitais e estabelecimentos comerciais.

“Projetos como os do Enso dão esperança a todos nós, vendo jovens assim sendo protagonistas de seu futuro e criando projetos que tentam resolver problemas sociais, nos reafirmam a convicção de que a educação é o caminho para uma sociedade melhor!”, finalizou.

O FocoNews também conversou com a diretora da escola, Vânia Scapin Stafuzza, que enalteceu a colaboração e a união entre família e escola. “Secretaria da Educação de SP, Diretoria, Direção, Equipe Escolar, Famílias, Parceiros da Escola, enfim, todos juntos ajudando o Educando para fazer boas escolhas para seu Projeto de Vida conscientizando o uso seguro da internet e formação integral de qualidade para termos um país melhor.

“Temos um incentivador principal deste trabalho. É um ser humano admirável, um parceiro da escola que tem feito a diferença na vida de muitos jovens alunos. Ele sempre tem ido a escola para ajudar a desenvolver a criatividade nos estudantes. Esse ano com a escola participando do programa Ensino Integral – PEI – há disciplinas na parte diversificada que vem complementar a formação integral dos alunos!”, finalizou.

O trabalho também contou com a parceria do professor Tiago, que dá aula na escola de Tecnologia e faz esse trabalho em parceria com o professor Éder. Profº Tiago estará junto com Enso apresentando os trabalhos desenvolvidos durante este ano na Feira de Robótica em São Paulo.

Este é mais um belo exemplo da importância do professor e da educação na formação do ser humano.

Notícias relacionadas