segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Mais de 10 mil imigrantes ilegais aguardam debaixo de ponte

Um drama humanitário está despertando grande atenção na fronteira entre México e EUA. Mais de 10 mil imigrantes ilegais — na maioria haitianos, mas também com a possível presença de…

Um drama humanitário está despertando grande atenção na fronteira entre México e EUA. Mais de 10 mil imigrantes ilegais — na maioria haitianos, mas também com a possível presença de brasileiros, entre outros cidadãos de países da América do Sul, da América Central e do Caribe — estão abrigados debaixo de uma ponte que liga dos dois países no setor de Del Rio, na área sul do Texas. Um reforço de agentes de fronteira americanos e do Departamento de Segurança Interna dos EUA foi enviado à localidade a fim de conter à crescente chegada de imigrantes, contou o site “The Hill”.

“Para evitar ferimentos causados ​​por doenças relacionadas ao calor, a área sob a Ponte Internacional Del Rio está servindo como um local temporário de preparação enquanto os migrantes esperam para serem levados sob custódia”, acrescentou a U.S. Customs and Border Protection (CBP), agência de fronteira e aduana dos EUA.

A CBP afirma que forneceu água potável, toalhas e banheiros portáteis para os migrantes usarem enquanto aguardam o processamento. O grande contingente chegou ao local em diversas caravanas.

Jon Anfinsen, da Patrulha de Fronteira no Setor Del Rio, disse ao “Washington Post” na quinta-feira (16/9):

“Estamos lutando para trazer todos os recursos que pudermos, mas é um pesadelo logístico. Estamos atraindo agentes de todo o país para ajudar, mas eles não estarão lá hoje e estamos apenas tentando manter a cabeça acima da água.”

De acordo com estimativa americana, mais de 29 mil haitianos chegaram ao longo da fronteira nos últimos 11 meses. Nacionalidades brasileira e chilena também são citadas como algumas das que tiveram maior afluência à região.

Notícias relacionadas