Uma pesquisa do Datafolha divulgada na segunda-feira (18) aponta que a maioria dos eleitores não se arrependem do voto no segundo turno da eleição presidencial do ano passado.
Segundo o levantamento, 90% dos entrevistados afirmam não se arrepender de votar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno do pleito.
Já 8% dos entrevistados consideram que não fizeram a melhor escolha e mudariam seu voto, enquanto 1% não soube responder. O resultado não totaliza 100% devido a arredondamentos feitos pelo instituto.
A pesquisa foi realizada no dia 5 de dezembro e ouviu 2.044 pessoas com mais de 16 anos em 135 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Na estratificação por candidato escolhido, 9% dos entrevistados disseram ter se arrependido no voto em Lula, enquanto 7% que votaram em Bolsonaro dizem o mesmo. Os índices são semelhantes aos da pesquisa anterior, realizada em setembro.
O levantamento revela ainda que 38% dos entrevistados afirmam confiar mais em seu candidato hoje do que no dia da eleição, enquanto 43% afirmam que a confiabilidade é a mesma e 18%, que é menor.
Os índices de confiança mantêm-se semelhantes para os dois políticos. Entre os eleitores petistas, 40% destacam um aumento na confiança, 41% apontam estabilidade e 19% observam uma diminuição. Lula possui uma aprovação de 38% do eleitorado.
Já entre os eleitores de Bolsonaro, 36% afirmam confiar mais nele agora, ante 46% que mantêm sua opinião e 17% confiam menos.