Pesquisa realizada pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) a pedido da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e divulgada nesta 3ª feira (24.out.2023) mostra que 83% dos eleitores brasileiros consideram que a guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas terá consequências negativas para economia brasileira.
Segundo o levantamento, só 10% disseram que o conflito no Oriente Médio não deve resultar em impactos negativos na economia nacional. Outros 7% disseram não saber ou não responderam. A guerra entre Israel e o Hamas começou há 18 dias, em 7 de outubro.
O levantamento entrevistou 2.000 eleitores por telefone de 12 a 16 de outubro de 2023. A margem de erro é de 2,2 p.p (pontos percentuais) em um intervalo de confiança de 95%. Por não ser ano eleitoral, não é necessário registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
A expectativa dos brasileiros com relação ao país até o fim deste ano piorou desde o último levantamento, realizado em setembro deste ano. O percentual de entrevistados que disseram acreditar que o cenário nacional melhoraria passou de 59% para 56%. Houve queda de 1 p.p entre os que acham que o país vai piorar.
Em relação à economia, 53% dos brasileiros afirmaram que os preços dos produtos “aumentaram muito” ou “aumentaram” no comparativo com os últimos 6 meses. Esse é o menor número desde o início da série histórica iniciada em dezembro de 2022.
O percentual daqueles que responderam que os preços “diminuíram” ou “diminuíram muito” foi o maior no período, com 24%. Outros 21% disseram que os preços se mantiveram os mesmos, enquanto 2% disseram não lembrar ou não responderam.