A Unifev, por meio do seu Núcleo de Cultura e Artes (NCA), realizou seu 8° Concerto Unifev, em parceria com a Camerata-Villa Lobos. O evento ocorreu no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, no último sábado (30/11).
Na ocasião, estiveram presentes o diretor-presidente da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV), Celso Penha Vasconcelos; o reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon; a coordenadora do NCA, Profa. Ma. Silvia Brandão Cuenca Stipp; o vice-prefeito eleito, Luiz Fernando Góes Liévana (Torrinha); a secretária da Cultura e Turismo de Votuporanga, Janaína Cristina da Silva; o procurador da República, Álvaro Luiz de Mattos Stipp; curadores e professores da Unifev; e comunidade.
Com o tema “Vozes brasileiras”, o concerto contou com uma programação de clássicos da música nacional, que levaram a plateia a uma viagem pela sonoridade canarinha. Os arranjos foram feitos pelos musicistas Alex Massuia e Maria Fernanda Brigati; no violino Ana Júlya Araújo, Bruna Gonçalves de Lima Santos, Evelyn Fiori, Igor Andrade e Maria Fernanda Brigati; na flauta transversal Maria Eduarda Cuenca Stipp; no violoncelo Alex Massuia e João Pedro Brigati; contrabaixo com Paulo Fuzzari; e André Waiteman Prieto na percurssão.
Bruna refletiu sobre os desafios de organizar o evento. “A produção é um grande desafio, pois demanda tempo. É bem corrido, mas ao contemplar o resultado final o que permanece é a satisfação de ver uma apresentação tão linda com tamanha excelência musical, sendo entregue para a população de Votuporanga”, compartilhou.
Silvia declarou a relevância da Instituição apoiar e prestigiar a produção cultural. “O sentimento hoje é de felicidade. A Camerata é brilhante, com musicistas locais que sempre inovam no repertório. Por isso, para a Unifev é de muito valor apoiar esses grupos que representam a classe artística de Votuporanga e fomentam a arte e cutlura dentro e fora do ambiente acadêmico”, explicou.
Gastaldon pontuou os dois aspectos mais importantes da cerimônia. “Aqui, nós brindamos a população com boa música e valorizamos o trabalho dos nossos musicistas. É, realmente, uma relação de troca na qual todos saem beneficiados”, concluiu.
O espetáculo contou com a presença de mais de 300 pessoas e arrecadou alimentos que serão doados ao Lar Beneficente “Celina” e à Associação Beneficente “Irmão Mariano Dias”.