sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

70 pessoas do município de Jales receberam aparelhos auditivos nos últimos 5 meses

A invenção do telefone, por Graham Bell, em 1876, possibilitou a construção do primeiro aparelho auditivo em 1900. Desde então, a evolução na tecnologia dos aparelhos auditivos vem ocorrendo de…

A invenção do telefone, por Graham Bell, em 1876, possibilitou a construção do primeiro aparelho auditivo em 1900. Desde então, a evolução na tecnologia dos aparelhos auditivos vem ocorrendo de forma bastante veloz, atendendo cada vez mais as necessidades de conforto para adaptação.

A pessoa com deficiência auditiva tem direito a total assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva existe desde 2004, que prevê o amparo ao portador, que inclui tanto os exames básicos e complexos, quanto a aquisição de aparelhos auditivos totalmente gratuitos. Muitas perdas auditivas são irreversíveis, sendo necessário o uso do aparelho.

“Em Jales, conseguimos agilizar o processo de adaptação do aparelho auditivo através de serviço credenciado pelo SUS da cidade de Cafelândia. De janeiro a junho de 2011, 70 pessoas já receberam o aparelho. Elas estavam aguardando há aproximadamente 12 meses e não podíamos atendê-las com o número de vagas disponibilizados no serviço de São José do Preto, começamos a buscar uma solução e conseguimos atender as necessidades destas pessoas mais rapidamente”, diz o Secretário Municipal de Saúde, Donisetti Santos de Oliveira.

Quanto às pessoas que percebem ter dificuldades na audição, “o primeiro passo é ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e ser consultada pelo médico. Ele vai avaliar o caso e quando necessário encaminhar para o serviço de diagnóstico no AME de Jales.

Com o diagnóstico e a indicação da necessidade de aparelho auditivo o serviço social do Ambulatório Regional de Reabilitação e a Secretaria Municipal de Saúde organizam o acesso do paciente ao aparelho auditivo na cidade de Cafelândia. Lembrando que o usuário continua sendo acompanhado para adaptação efetiva do aparelho auditivo”, explica Leiliana Moreira Alves, fonoaudióloga e Diretora de Serviços de Saúde da Coletividade em Jales.

Os aparelhos auditivos quando adquiridos em clínicas particulares têm preços variados entre R$1.800,00 a até R$10.000,00. O SUS garante esse direito aos usuários e no município de Jales comemoramos o atendimento rápido e de qualidade conquistado neste ano de 2011.

Dalva Aparecida Donda, 66 anos de idade, está usando aparelho auditivo há um mês e diz: “agora percebo vários sons que já não ouvia, consigo entender melhor o que as pessoas falam. Quando fui à igreja com o aparelho pela primeira vez foi muito diferente, quanto barulho! Estou me acostumando de novo a ouvir, agora compreendo o que o padre fala.

Há 15 anos eu percebia problemas na audição, morava em outra região, fui em clínicas particulares aqui em Jales, me disseram que eu teria que pagar 3 mil reais por cada aparelho auditivo, eu não tinha condições. Neste ano fui consultar na Unidade de Saúde da Família aqui do bairro e o médico ouviu minha história , disse que eu conseguiria tudo pelo SUS, que é um direito meu, me encaminhou para o AME e do Ame fui para Cafelândia. Fui muito bem atendida, estou satisfeita”.

Notícias relacionadas