O Sesi Fernandópolis realizou na noite desta segunda-feira, dia 28, a 6ª edição do Café Filosófico, trazendo para debate o tema “Há limites para a liberdade?”. O evento foi acompanhado por estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio e familiares, reunindo um tempo de especialistas para enriquecer a discussão.
Entre os palestrantes, o psiquiatra Dr. José Rubens Naime, com ampla experiência em psicoterapia junguiana e ensino universitário, destacou as questões psicológicas ligadas à liberdade. A psicóloga Letícia Lopes Perfetto, especialista em psicanálise com crianças e adolescentes, abordou o tema sob a perspectiva clínica.
O advogado Augusto Testi Paes, com experiência em Direito Penal e passagens por órgãos como a Polícia Civil e o Tribunal de Justiça de São Paulo, analisou os aspectos legais que circundam o exercício da liberdade.
Já Fábio Sanches, ator e diretor de Cultura de Fernandópolis, trouxe insights sobre a liberdade de expressão na arte e aplicação artística dentro das artes cênicas. O jornalista Luciano Donadelli, diretor do portal regiaonoroeste.com, explorou os desafios da liberdade de imprensa no atual cenário midiático, incluindo temas como redes sociais e os limites da liberdade e expressão.
O evento foi coordenado e mediado pelo professor Wilie Schio Barbosa que ofereceu aos participantes uma noite de reflexão sobre os limites e responsabilidades da liberdade na sociedade atual.
A plateia pode formalizar perguntas direcionadas a cada palestrante que inicialmente tiveram um tempo de 10 minutos para decorrer suas ideias sobre o tema indicado.