São João de Iracema- Enquanto o país assiste perplexo aos noticiários diários sobre a existência de produtos como soda cáustica e água oxigenada encontrados no leite comercializado em Minas Gerais e agora também em lacticínios de Goiás (fato que está levando o governo federal a mudar todo o processo de fiscalização do produto), em São João de Iracema a 20 km de General Salgado, o leite é motivo de total satisfação para 65 famílias que recebem o produto todos os dias.
Um programa do Fundo Social do município, coordenado pela 1ª dama Luciana, atende a essas pessoas que, todos os dias, retiram o leite na padaria municipal. “Cinqüenta litros por dia de leite são entregues’, afirmou Maria Aparecida Botos, que é supervisora da Merenda Escolar e ajuda na distribuição do leite. Segundo Aparecida, as pessoas que recebem o produto são cadastradas no Fundo Social e passam a ter um cartão de controle dos dias que retiram o leite. O perfil dos beneficiados é, em sua maioria, de idosos, que precisam do leite para complementarem sua alimentação. O leite é fornecido à prefeitura municipal através de produtores do próprio município, que através de licitação entregam mais de 1.300 litros por mês para uso dessas famílias.
Na fila, somente elogios; “Há 3 anos recebo o leite aqui, meu marido é doente e nós precisamos, esse leite é excelente,’ destacou Mariana Pinheiro Aparecido, moradora no município há 3 anos.
“A qualidade do leite é muito boa, posso afirmar porque pego aqui há mais de 3 anos, esse programa nunca pode parar”, disse Antonio Ribeiro Leal, que é aposentado por invalidez e retira o leite para ele e também para sua esposa.
Na prefeitura, a informação é que o programa do Fundo Social existe há mais de 3 anos e distribui leite às famílias cadastradas. Esse leite é pago ao produtor com recursos do próprio município.