Asfaltar 100% das ruas de Votuporanga foi um compromisso assumido no início da gestão do prefeito Carlos Eduardo Pignatari, em 2001 e mantido entre suas metas para a reeleição, em 2004. A alguns meses de completar seis anos administrando a cidade, o Governo Municipal divulga um balanço de que asfaltou aproximadamente 550 mil m², o correspondente a 600 quarteirões de ruas, com investimento de mais de R$ 4,5 milhões. Somente neste ano foram asfaltados cerca de 65 mil m². Mais 50 mil m² estão aguardando o início dos trabalhos. Serão 115 mil m² de ruas pavimentadas num só ano. O trabalho está a todo o vapor em quatro frentes: Pró-Povo, Santa Felícia, Cohab Brisas Suaves e Santa Amélia.
“Temos mais dois anos à frente da administração municipal e nosso compromisso é continuar a pavimentação porque sabemos o quanto é necessária para o crescimento da cidade e a qualidade de vida da população”, afirma o prefeito de Votuporanga, Carlos Eduardo Pignatari. Quando a atual administração assumiu, a cidade possuía 850 mil m² de ruas de terra. A maioria dessas ruas foi asfaltada e o restante já está nos planos da administração.
O secretário de Obras, Engenharia e Habitação, Fernando Matavelli, destaca que o asfalto é um pedido de toda população que busca mais qualidade de vida. A criação do Plano Comunitário de Melhorias (PCM) contribuiu para atender a solicitação. Pelo sistema, prefeitura e moradores dividem o valor do serviço e a Prefeitura ainda desenvolve a operacionalização da obra, faz a intermediação das adesões e a contratação da empreiteira responsável.
A Secretaria de Obras, Engenharia e Habitação aponta que entre 2001 e 2006 os bairros mais beneficiados com as obras foram os mais afastados da área central, como por exemplo: Bom Clima, Jardim Planalto, Palmeiras II, Bairro da Estação, Cohab Cris, Conjunto Habitacional José Nunes Pereira, São Cosme e Damião, Jardim Alvorada, as avenidas Anita Costa que passa pelo Bairro São João e Parque Guarani; a av. Pansani percorrendo o Jardim Marim, Bom Clima e Planalto; e a avenida Ângelo Bimbato, entre outros. A área central recebeu trabalhos de recapeamento e de tapa-buraco.
Irene Matias de Oliveira, moradora do Jardim Alvorada há mais de 30 anos fala sobre a benfeitoria. “Agora tem tudo aqui no bairro: açougue, mercado, farmácia. Tudo ficou mais perto. Nem imaginava que isso pudesse acontecer”, explica.
A proprietária dos mercados “Dona Nena”, Laide Batista da Silva, ampliou seus negócios na região do Bairro da Estação depois do asfalto. “Tínhamos um mercado e construímos um outro. O movimento aumentou em 100%. Ajudou bastante também para os representantes comerciais e entregas”, conta.
O asfalto é o assunto de destaque do informativo da Prefeitura “Viva Votuporanga” do mês de setembro. As edições começam a ser distribuídas gratuitamente esta semana.
Interessados em conhecer o material podem entrar em contato com a Secretaria de Comunicação pelo (17) 3405-9715.