domingo, 17 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

52% dos brasileiros acreditam que mulher que fez aborto deve ser presa

De acordo com o Datafolha divulgado neste sábado (23), 52% dos brasileiros acredita que mulheres que realizam abortos voluntários devem ser processadas e presas, indicando uma ligeira diminuição em relação…

De acordo com o Datafolha divulgado neste sábado (23), 52% dos brasileiros acredita que mulheres que realizam abortos voluntários devem ser processadas e presas, indicando uma ligeira diminuição em relação a levantamentos anteriores da pesquisa. No entanto, em contrapartida, houve um aumento no apoio à descriminalização, que agora representa 42% dos entrevistados.

A pesquisa também revela que, independentemente do gênero, uma proporção similar de homens e mulheres defende a criminalização ou não do aborto, sugerindo um empate técnico. Atualmente, o procedimento é permitido no Brasil apenas em casos específicos, como estupro e risco à vida da gestante, sendo ilegal em outras circunstâncias, com pena prevista de até quatro anos de prisão.

O levantamento destaca que católicos e evangélicos tendem a ser mais favoráveis à punição das mulheres que realizam abortos, enquanto os espíritas são menos propensos à criminalização.

Além disso, o posicionamento político dos entrevistados também influencia suas opiniões, com uma tendência mais forte entre os apoiadores de Jair Bolsonaro em favor da prisão das mulheres que abortam, em comparação com aqueles identificados com o PT.

O estudo foi realizado com 2.002 pessoas em 147 municípios do Brasil, revela uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Notícias relacionadas