O Brasil deve criar 470 mil vagas de emprego temporárias de outubro a dezembro de 2023. É uma alta de 5% em relação ao mesmo período de 2022. Os dados são da Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário).
De acordo com o presidente da Asserttem, Marcos de Abreu, as indústrias devem acelerar as contratações para atender a alta demanda de consumo durante o Black Friday (24.nov.2023) e Natal (25.dez.2023).
Apesar das estimativas positivas, as contrações dependem de um cenário econômico favorável, como estabilidade do dólar, aumento da importação chinesa e diminuição dos juros, diz Marcos de Abreu. A expectativa é de que a maior parte das vagas temporárias devem ser abertas pela indústria (55%). Em seguida, aparecem serviços (30%) e comércio (15%).
O presidente da Asserttem afirma que as novas vagas temporárias de novembro devem ser concentradas no setor de serviços, principalmente nas empresas de e-commerce e do setor de logística. Já em dezembro, o comércio deve impulsionar a criação de empregos temporários nos pontos físicos por causa do Natal.
O 3º trimestre de 2023 registrou um recuo de 3,34% na criação de vagas temporárias, em relação ao mesmo período de 2022. De julho a setembro deste ano, cerca de 608,8 mil empregos sazonais foram criados, segundo a associação. A Asserttem atribui o resultado ao período de férias em julho, que não provocou o aumento de vagas esperado.
Segundo a associação, a taxa de efetivação dos empregos temporários foi de 22% no 3º trimestre.