quarta, 20 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

3º Encontro Cultural FEF Teen aborda questões ambientais

Na última sexta-feira, dia 9 de novembro, a FEF Teen promoveu seu 3º Encontro Cultural. O evento, que aconteceu no pátio da escola e também nas salas de aula, teve…

Na última sexta-feira, dia 9 de novembro, a FEF Teen promoveu seu 3º Encontro Cultural. O evento, que aconteceu no pátio da escola e também nas salas de aula, teve como tema o “Aquecimento Global”, mostrando os problemas ambientais pelos quais passa o planeta Terra.
O Encontro Cultural aconteceu das 9h às 22h e foi aberto ao público, que pôde conferir desde instalações artísticas até projetos científicos e sessões históricas. O evento contou com a participação de todos os alunos da escola, que desenvolveram projetos nas mais diversas áreas focando o tema em questão.
“A cada edição do encontro cultural escolhemos um tema para ser trabalhado durante todo o ano com os alunos, um tema atual que esteja em evidência. E devido à situação pela qual passa o nosso planeta hoje, escolhemos trabalhar com o tema aquecimento global”, disse Aida Scatena, diretora do FEF Teen. Além dos alunos, o Encontro Cultural envolveu também a participação de todos os professores da escola, estimulando assim a interdisciplinaridade. Cada um, dentro da sua disciplina, escolheu o que seria desenvolvido com as crianças.
A primeira apresentação do evento foi da 8ª série. Os alunos fizeram um documentário, em vídeo, falando sobre o tema do Encontro Cultural. Logo após, alunos da 1ª e 4ª séries cantaram a música Planeta Água, de Guilherme Arantes. Com direito a coreografia e encenação, os alunos da 3ª série apresentaram para os convidados um rap de criação própria.
Após as apresentações, as salas de aula foram abertas para visitação. Um dos temas abordados pelos alunos da 1ª série foi como aproveitar melhor os alimentos. As alunas Valentina Zinza Custódio, 7, Beatriz Ayumi Kitada Issoe, 7, e Laura Della Rovere, 7, deram dicas para o reaproveitamento de alguns alimentos. Elas apresentaram doces, sucos e geléias feitos da casca do próprio alimento, que normalmente vai para o lixo. “Eu adorei participar e acho que é importante explicar e dar dicas para as pessoas sobre os alimentos”, conta Beatriz Ayumi.
Já os alunos da 8ª série utilizaram a sala de aula para retratar a vida no nordeste. Os estudantes adaptaram a sala com música, galhos de árvores, terra e desenhos colados nas paredes, mostrando a vida da população nordestina que vive na seca do sertão. “Apesar de todo mundo saber dos efeitos do aquecimento global no nordeste e no mundo, ninguém se dispõe a fazer algo. O que nós queremos mostrar aqui é exatamente isso, que é possível mudar se todos colaborarem para que isso aconteça”, comenta Naira Cristina de Mattia, aluna da 8ª série.
Durante toda a sexta-feira, os visitantes (que incluíram pais e alunos de outras escolas de Fernandópolis) puderam apreciar a exposição dos trabalhos e as apresentações culturais.

Notícias relacionadas