Todos os meses, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) divulga uma lista de motoristas que poderão ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa.
Em Catanduva, segundo o Detran, 37 motoristas correm o risco de ter suas carteiras suspensas se não se defenderem no prazo expresso na notificação.
Os condutores que constam da lista são os que atingiram pontuação igual ou superior a 20 pontos no período de 12 meses ou que foram autuados por infração gravíssima, com perda de sete pontos.
A prática de racha, dirigir embriagado, ultrapassar 50% da velocidade máxima ou pilotar sem capacete são delitos que se encaixam em infração gravíssima.
Os infratores receberão notificação com um prazo para defesa no órgão de trânsito antes da apreensão da carteira de habilitação. Os condutores que tiverem os recursos negados estarão em situação irregular e deverão comparecer ao órgão de trânsito de sua cidade para entregar a CNH.
A listagem das CNH’s notificadas poderão ser pesquisadas no site www.detran.sp.gov.br.
Os funcionários da Ciretran de Catanduva alegaram que não estão autorizados a transmitir detalhes sobre o assunto.
O delegado responsável foi procurado, porém não foi localizado devido à greve da Polícia Civil.
Penas
Os motoristas com as carteiras suspensas perderão o direito de dirigir durante um período que pode variar de um mês a um ano, conforme a gravidade das infrações cometidas. Para infratores reincidentes no período de 12 meses após o cumprimento do período de suspensão, as penalidades aplicadas variam de seis meses a dois anos.Para reaver a CNH, o condutor terá que se submeter a todos os procedimentos para obter nova carteira, incluindo-se aulas em auto-escola. (Marcelo Ono)