sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

36 mil toneladas de soja passam diariamente por Santa Fé do Sul

A maior operadora ferroviária da América Latina é a ALL – América Latina Logística, empresa brasileira com sede em Curitiba, Paraná. Com uma das maiores estruturas de apoio logístico da…

A maior operadora ferroviária da América Latina é a ALL – América Latina Logística, empresa brasileira com sede em Curitiba, Paraná.
Com uma das maiores estruturas de apoio logístico da América Latina, a empresa transporta produtos agrícolas, insumos e fertilizantes, combustíveis, construção civil, florestal, siderúrgico, higiene e limpeza, eletrodomésticos, automotivo e autopeças, embalagens, químico, petroquímico e bebidas, operando no transporte ferroviário e rodoviário no Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.
No Brasil, a empresa opera em duas malhas ferroviárias: a Malha Sul, que engloba os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, Malha Norte, formada pelos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
A empresa administra assim, a malha ferroviária que passa por nossa cidade, que antigamente pertencia a Brasil Ferrovias, e era formada no Estado de São Paulo pela Ferroban e, pela Ferronorte, nos Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Esta malha ferroviária é constituída de 1.300 quilômetros de extensão, cobrindo um itinerário de Alto Araguaia, MT, ao porto de Santos, SP.
A ferrovia está dividida em várias centrais de operação, localizadas nas cidades de Campo Grande, Mato Grosso do Sul; Araraquara; Baurú; Sorocaba e Santos, no Estado de São Paulo.
A malha compreendida entre Alto Araguaia e Santos, transporta de Mato Grosso ao porto de Santos a soja produzida naquele estado e no de Mato Grosso do Sul, sendo que, no retorno, são transportados fertilizantes e petróleo.
Segundo José Carlos Schiavanato, supervisor de cargas da empresa em Santa Fé, “de Mato Grosso para Santos a maioria das cargas é de soja. Em média, seis trens diários, com 6.000 toneladas, partem no sentido Alto Araguaia/Santos, transportando cerca de 36.000 toneladas diárias de soja. No retorno, são também seis trens diários, no sentido Santos/Alto Araguaia, que transportam em determinados períodos do ano fertilizantes e petróleo, este, em vagões apropriados, sendo que alguns trens voltam vazios de Santos, para fazer o percurso contrário com carga, perfazendo assim, na ida e vinda, doze trens que passam pela estação de Santa Fé do Sul. O percurso de um trem de Alto Araguaia a Santos e vice-versa, dura, em torno de 150 horas. Cada trem é operado por duas pessoas: o maquinista e o agente de transporte, que são substituídos em vários pontos do percurso até atingir o destino”.
Ressalte-se, que o transporte ferroviário nesta malha, ocorre por 24 horas ininterruptas, todos os dias da semana.

Notícias relacionadas