O salão do Centro do Professorado Paulista (CPP) lotou na sexta-feira, dia 25, por estudantes que estão ingressando na Fundação Educacional de Fernandópolis através do programa “Escola da Família”, do governo do Estado de São Paulo.
Neste ano, estão ingressando no programa 340 estudantes, sendo 240 na região da Diretoria Regional de Ensino de Fernandópolis e 100 pela Diretoria Regional de Jales.
Na solenidade de ingresso dos 240 estudantes da região de Fernandópolis no programa Escola da Família estavam presentes o presidente da FEF, Paulo Nascimento, a dirigente Regional de Ensino de Fernandópolis, Adélia Menezes da Silva, a Diretora Municipal de Educação, Darci Marin, representando o prefeito Luiz Vilar, o vereador André Pessuto, além da supervisora do programa, Rosimeire Zonato Ignácio, e do coordenador Neuclair Félix Nascimento.
O presidente da Fundação, Paulo Nascimento, destacou que a parceria com o programa Escola da Família mostra a preocupação da Instituição com ação de responsabilidade social.
“Estamos gerando oportunidades para os jovens que não teriam acesso à faculdade e que, através desse programa, poderão mudar suas vidas”.
A dirigente regional de ensino de Fernandópolis, Adélia Menezes, destacou o papel da FEF na educação: “Ao ser parceira desse programa, a Fundação está realizando o sonho de centenas de jovens que não teriam oportunidade de ingressar no ensino superior. Por isso esse programa é minha paixão e esse é um dia muito feliz para todos”, enfatizou.
A ampliação das bolsas nos últimos anos é resultado da parceria com o Município de Fernandópolis, que abre as escolas municipais para o trabalho dos universitários nos finais de semana.
“São sete escolas abertas para este projeto que é de mobilização social”, comentou a diretora de Educação do Município, Darci Marin.
O vereador André Pessuto enalteceu o programa Escola da Família e elogiou todos os parceiros. “Esse programa abre as portas da universidade para os jovens”.
A supervisora do programa Escola da Família, Rosimeire Zonato Ignácio, lembrou aos universitários voluntários que “essa é uma oportunidade única. Há pelo menos o dobro de jovens pleiteando o ingresso no programa. Valorizem a oportunidade”.
Neuclair Félix Nascimento destacou a parceria da Fundação com a Escola da Família, afirmando que essa atitude revela “o olhar social da Instituição para a educação, além de proporcionar maior desenvolvimento humano desses jovens”.
A parceria FEF-Governo do Estado para o programa Escola da Família tem sido ampliado nos últimos anos.
Com o ingresso de 340 alunos em 2010, agora são 850 que estão na faculdade com 100% de bolsa. Esses alunos vão prestar serviços voluntários nas escolas estaduais e municipais nos finais de semana, cumprindo carga horária de 6 horas/dia.