sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

32% consideram condições de higiene ao escolher um restaurante

As condições de limpeza e de higiene de um restaurante ou de um bar é considerado por 32,4% dos brasileiros quando optam por comer fora. O resultado é de um…

As condições de limpeza e de higiene de um restaurante ou de um bar é considerado por 32,4% dos brasileiros quando optam por comer fora. O resultado é de um levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

O sabor da comida só é considerado por 10,3% da população, enquanto o preço é avaliado por 7,2%. Depois da limpeza, 17% dos clientes optam por frequentar estabelecimentos com bom atendimento. Outros 12,4% escolhem o local pelo “ambiente”.

Leia os resultados:

limpeza e higiene das instalações físicas (salão, banheiros, cozinha) — 32,4%;
cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes — 17%;
ambiente do estabelecimento — 12,4%;
comida saborosa/gostosa — 10,3%;
preço acessível/adequado a oferta — 7,2%;
qualidade dos produtos (alimentos e bebidas) — 4,7%;
localização — 4,4%;
recomendação de pessoas — 2,1%;
variedade do cardápio — 2%;
rapidez no atendimento — 1,5%;
alimento saudável/produtos sem conservantes — 1,2%;
ser um estabelecimento conhecido/popular/divulgado — 1%;
oferecer espaço kids — 0,9%;
outras respostas — 2,1%;
não sabe responder — 0,8%.

Entre os entrevistados que consideram, sobretudo, a higiene de um restaurante, 29,4% justificam que gostam de limpeza e de se alimentar em um local limpo. Para 26%, o estabelecimento deve ser higienizado para evitar doenças, enquanto 18,6% afirmam que preferem restaurantes com essa característica por uma questão de segurança alimentar.

O levantamento mostra também que 66,3% dos entrevistados comem fora de casa de duas a 5 vezes por mês. Mas no dia a dia 75,5% dos brasileiros se alimentam com comida preparada em casa.

As principais motivações que levam as pessoas a frequentarem bares e restaurantes são por causa de uma celebração ou festa (76,6%) e para conversar e se divertir com amigos (76,3%).

Segundo o presidente do Sebrae, a pesquisa revela direcionamentos importantes para os empreendedores que atuam no setor de alimentação fora do lar.

“São empreendedores que atuam nas comunidades, nos bairros e nos grandes centros, gerando emprego e renda. Além disso, sabem que a inovação e a sustentabilidade são fatores essenciais para atrair as pessoas que buscam momentos de lazer quando saem de casa para fazer uma refeição”, diz.

Notícias relacionadas