A Secretaria de Estado da Educação realiza amanhã, domingo, 25 de janeiro, a prova do concurso para contratação de 11.749 agentes de organização escolar. É esperada participação de cerca de 300 mil pessoas, que se inscreveram no fim de 2008. Os locais de prova e os temas que serão cobrados foram definidos pela Secretaria (veja abaixo).
A prova será aplicada em todas as 77 cidades que são sede das Diretorias de Ensino. Os aprovados terão salário de R$ 654,86 mensais, com carga horária de trabalho de 8 horas diárias. Estas vagas são para reforçar as equipes de escolas estaduais.
Com quatro horas de duração, a prova terá início às 9h. O candidato deve comparecer ao local de prova com no mínimo 30 minutos de antecedência, munido de caneta de tinta azul ou preta, comprovante de inscrição, documento de identidade original. Não será permitida a entrada de candidatos após as 9h. O tempo mínimo de permanência será de duas horas.
“Os novos funcionários irão reforçar as equipes das escolas estaduais, em trabalho para melhorar a qualidade de ensino em São Paulo. Trata-se de um concurso importante para a rede estadual de ensino”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
Serão 80 questões de múltipla escolha. Quatro disciplinas serão cobradas: língua portuguesa, matemática, informática e legislação. Para cada disciplina há um conteúdo a ser cobrado (confira abaixo).
Pelo site da Secretaria – www.educacao.sp.gov.br – ou pelo endereço da Fundação Vunesp – www.vunesp.com.br -, que organiza o exame, é possível consultar os locais de prova.
Saiba mais
Cargo: Agente de Organização Escolar.
Locais de prova: acesso pelo www.educacao.sp.gov.br ou www.vunesp.com.br.
Data da prova: 25 de janeiro – domingo.
Horário: 9h – com quatro horas de duração.
Número de inscritos: 301 mil.
O que levar à prova: caneta de tinta azul ou preta e comprovante de inscrição, documento de identidade original.
Quantidade de vagas: 11.749.
Salário: R$ 654,86.
Carga de trabalho: 8 horas diárias.
Bibliografia das disciplinas
Língua Portuguesa: Ortografia; pontuação, flexões dos substantivos e adjetivos, colocação e emprego de pronome, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, conjugação de verbos, emprego de crase, pronomes (uso e colocação) e pronomes de tratamento.
Matemática: operação com números inteiros, operação com números racionais, sistema de numeração decimal, equações de 1º e 2º graus, regra de três, razão e proporção, porcentagem, juros simples, noções de estatística, medidas de comprimento, de superfície, de volume e capacidade e de massa.
Informática: Windows, Microsoft-office e internet.
Legislação: Constituição do Estado de São Paulo, Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado, Estatuto da Criança e do Adolescente e Lei Complementar nº 888/2000.
(da Secretaria de Estado da Educação)