No domingo, 19 de agosto, a Diocese de Jales realizou a 28° Romaria Diocesana, com o tema “Igreja em Constante Renovação”, reunindo mais de 8 mil fiéis, vindos dos 46 municípios. As 14h os romeiros reunidos no recinto da Facip partiram em caminhada rumo à praça da catedral onde ao redor do cruzeiro de fundação da cidade, celebraram a sua fé e expressaram a sua unidade.
Todos os anos no mês de agosto, no domingo em que a Igreja Católica celebra a Festa da Assunção de Maria, a Diocese de Jales realiza sua tradicional romaria. As romarias começaram em 1985, por ocasião do jubileu de prata da diocese, quando foi solenemente reimplantado na praça da catedral o cruzeiro de fundação da cidade.
A partir daquela data, anualmente, a diocese revive a sua história, renovando os seus compromissos de igreja abraçando a missão que Cristo lhe confiou. Além de sua importância religiosa, a romaria é também é uma atração turística, atraindo visitantes de outras regiões do Estado, divulgando nossa cidade no rádio, jornais, televisão e internet.
Outro evento importante neste ano foi a comemoração dos 30 anos de bispado de Dom Luiz Demétrio Valentini, que assumiu a Diocese de Jales em 1982 e em 1985 organizou a primeira romaria, em comemoração ao jubileu de prata da diocese.
Um livreto elaborado pela diocese circulou para a reflexão nos grupos de família e também pelos textos, escritos por Dom Demétrio, recordando o acontecimento que colocou a igreja em processo de renovação, tornando-a mais próxima da sociedade, vivenciando as lutas do povo e dando abertura a todos para uma maior participação.
Todos os setores da diocese se empenham na realização da romaria, assumindo as diversas tarefas da caminhada e da celebração.
As emissoras de rádio da diocese deram total cobertura a romaria, que deu inicio as transmissões, com uma programação especial dedicada à veiculação das motivações da romaria.
Uma constatação interessante: a romaria desde a sua criação, nunca registrou, incidentes ou acidentes. A equipe diocesana já começou a preparar a próxima romaria.